Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM TAILÂNDIA

HGT inicia entrega de lixeiras para coleta seletiva e armazenamento de material reciclável

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
04/04/2023 17h18

Com o objetivo de incentivar e promover a separação do material reciclável do lixo comum, contribuindo assim para a preservação ambiental, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da Comissão de Sustentabilidade, iniciou nesta semana, a entrega de cinco lixeiras para coleta seletiva com capacidade para 25 litros de material reciclável em estabelecimentos comerciais da cidade. A ação vai acontecer por todo ano de 2023.

O material utilizado na confecção das lixeiras possui vida útil pré-definida e pode levar até 400 anos para se decompor na natureza. Uma solução ecológica para este resíduo foi a criação de lixeiras “sustentáveis” e “autoexplicativas”, feitas a partir de galões (reuso de material descartado). 

Joedilma de Araújo, 44 anos, é gerente de um dos estabelecimentos que receberam as lixeiras na cidade de Tailândia. Ela parabenizou a iniciativa realizada pela unidade hospitalar. “É um projeto muito bonito e importante, principalmente para o nosso meio ambiente. A falta de conscientização e de informação faz com que o lixo seja descartado em local inapropriado, contaminando e prejudicando nossos espaços. Essa é uma oportunidade para conscientizarmos nossa população sobre a importância de reciclarmos e descartamos o lixo corretamente”, finalizou.

Segundo o presidente da Comissão de Sustentabilidade do HGT, Caio Vasconcelos, a coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de materiais sigam seu caminho para a reciclagem ou destinação final ambientalmente correta. Quando esses produtos recicláveis são coletados e chegam até as cooperativas, eles são separados detalhadamente para serem reaproveitados. 

O profissional pontuou ainda os problemas que podem ser gerados quando os resíduos são descartados irregularmente e a importância de direcionar o que pode ser reciclado para a coleta seletiva.

“Muitas pessoas não têm consciência que os resíduos despejados de forma errada, podem contaminar nosso meio ambiente. Por isso, é importante o hábito de separar e colocar aquilo que não pode ser reaproveitado para a coleta de resíduos convencionais e recicláveis. Essa é uma demanda que muitos locais de nossa cidade necessitam, sendo assim, é de extrema importância termos lixeiras de coleta seletiva distribuídas nesses locais, promovendo o descarte correto. Também peço que a comunidade continue sendo nossa parceira, auxiliando no cuidado dessas lixeiras e também realizando o descarte adequado do lixo”.

Guardião Azul- A ação faz parte do conjunto de outras atividades realizadas em preservação ao meio ambiente. Seis hospitais públicos do Governo do Pará participam do projeto “Guardião Azul” para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente com o lançamento da campanha “Corrida Ambiental”.  A proposta consiste em um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável, que envolve os hospitais Geral de Tailândia (HGT), Regional Público do Marajó (HRPM), Regional Público dos Caetés (HRPC), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e Hospital Jean Bitar (HJB), ambas unidades em Belém, que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidades. 

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva | Ascom HGT