Estado reconstrói dois mercados municipais no bairro do Guamá, na capital paraense
Obras no Mercado da Farinha e no Complexo do Guamá avançam para proporcionar maior conforto e melhores condições higiênico-sanitárias
Em Belém, governo do Estado assegura a reconstrução do Mercado da Farinha e do Complexo do Guamá Espaços para o comércio e o consumo seguro de alimentos são importantes e uma das preocupações do Governo do Estado, que tem buscado, por meio de melhorias na infraestrutura, reconstruir Feiras e Mercados de Belém para o conforto e comodidade de comerciantes e da população.
Por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), no valor de mais de R$ 5 milhões, os serviços de reconstrução vêm sendo realizados no Mercado da Farinha e no Complexo do Guamá.
Localizado na avenida José Bonifácio, o Mercado da Farinha está recebendo serviços de pintura, troca de portas e janelas e toda a colocação do forro, instalações elétricas, hidrosanitárias, recomposição de todo o piso, áreas de combate a incêndio e revestimento. O espaço terá capacidade para novos boxes, com estrutura moderna e segura, dentro das normas sanitárias exigidas.
Ao mesmo tempo, o Complexo do Guamá também está recebendo melhorias em toda a sua estrutura para que os moradores do bairro e a população do entorno tenham acesso a um ambiente agradável, limpo e com total segurança para quem vai trabalhar e frequentar o espaço.
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Guamá tem cerca de 100 mil habitantes, e é considerado o bairro mais populoso da capital e um importante elo de ligação com o interior do Pará, devido à existência de inúmeros portos em sua margem, que, como pequenos entrepostos de mercadorias, atendem as necessidades dos moradores e bairros próximos.
Com as obras entregues para a população, os moradores terão dois novos espaços para fomento do seu comércio e da economia local dispondo de áreas sadias e com uma infraestrutura moderna e segura.
Além do bairro do Guamá, outros pontos também recebem obras de melhoria, como o Mercado e a feira da Pedreira, além do complexo do bairro, reconstrução do mercado no bairro da Terra Firme e no Distrito de Icoaraci.
Com colaboração de Lucas Germiniani / Ascom Sedop