Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Santa Casa do Pará busca intercâmbio com Santa Casa de Portugal e Faculdade de Medicina de Lisboa

Durante três dias, o presidente da instituição mostrou aos gestores portugueses áreas em que podem ser firmadas parcerias, como ensino, pesquisa e extensão

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
03/04/2023 18h09

A busca de intercâmbio para viabilizar ações do governo do Estado voltadas à qualificação das instituições de saúde, no caso a Santa Casa do Pará, foi um dos objetivos do ciclo de visitas e reuniões do presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Bruno Mendes Carmona, nas Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa e na Santa Casa de Misericórdia da capital portuguesa. A instituição, fundada no século XV, é o berço das demais Santas Casas espalhadas por Portugal e países que foram colônia da Coroa Portuguesa, como o Brasil.

Nos dias 29, 30 e 31 de março, Bruno Carmona também abordou a prestação de serviços diretos à população, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e cooperações na área de ensino, por ser a Santa Casa do Pará um centro de formação, com Programa de Residência e pós-graduação.

"A visita foi importante, pois proporciona a troca de informações sobre as instituições dos dois países. Nós falamos de todas as atividades que desenvolvemos na Santa Casa, desde a assistência alinhada pelas políticas determinadas pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), até as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas residências em saúde, residência médica e residência multiprofissional", informou o presidente da Santa Casa do Pará.

Ensino - Além da visita à Santa Casa de Lisboa, Bruno Carmona conheceu a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde foi recebido pelo médico João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da instituição. A FMUL possui um hospital universitário, e está inserida em um campus, o Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa, dividindo o espaço com o Hospital Universitário e o Instituto de Medicina Molecular.

"O hospital universitário é campo de práticas acadêmicas, assim como a Santa Casa do Pará, que é um hospital-escola aberto para práticas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e instituições privadas de ensino superior", ressaltou Bruno Carmona.

História - A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia se instalou em Belém em 1649, sendo a primeira instituição hospitalar do Pará, se antecipando às atividades estatais de assistência social e saúde. Em 1990, recebeu o título de Associação Civil de Caridade Santa Casa de Misericórdia do Pará. Após ser absorvido pelo governo do Estado, o hospital ganhou o status de Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Atualmente, a instituição tem cerca de 3 mil servidores e demais funcionários e 492 leitos ativos, dedicados a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adultos. A Fundação foi reconhecida em 2022 como um dos 15 melhores hospitais públicos brasileiros que atendem 100% pelo SUS.