Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Corpo de Bombeiros: Programa Escola da Vida inicia aulas nas Usinas da Paz

A iniciativa contempla adolescentes de 12 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social

Por Giovanna Abreu (SECOM)
03/04/2023 13h24

O adolescente Velis Neto, 14 anos, morador do Guamá, em Belém, tem o sonho de se tornar bombeiro. A oportunidade de participar das atividades do Programa Escola da Vida (PEV), desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), na Usina da Paz do seu bairro, representa, segundo ele, mais um passo para alcançar o seu objetivo. “Fiquei muito feliz quando soube que o programa viria para as Usinas, porque eu sei que o PEV vai me ajudar a construir o meu futuro. A cada dia sinto que estou evoluindo mais e aprendendo. Estou muito animado para os próximos meses”, diz.

Desde 15 de março, mais de 200 adolescentes de 12 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social participaram, nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém - Bengui, Icuí-Guajará, Marituba, Cabanagem, Jurunas/Condor, Guamá e Terra Firme - de uma preparação, com instruções de ordem unida, para a aula inaugural do Programa Escola da Vida, que ocorreu no último sábado (1º), em comemoração aos 30 anos do programa. Nesta segunda-feira (3), iniciaram, oficialmente, as aulas teóricas e práticas do PEV, que ocorrem às segundas e às quartas-feiras, de 7h30 às 11h30.

“Nosso objetivo é fortalecer o conceito de cidadania, a disciplina, a convivência em grupo, e outros valores, como o respeito. Trazer o programa para dentro das Usinas faz a diferença, porque aqui temos todos os recursos possíveis para desenvolver nossas atividades, que incluirão instruções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes e incêndio, salvamento em altura, terrestre e aquático, educação física, assim como prevenção à violência. Teremos treinamento externo com rapel e tirolesa. As atividades seguem até dezembro deste ano. Minha expectativa é a melhor possível”, celebra o subtenente Maurício Cabral, coordenador do PEV na UsiPaz Guamá.

O PEV conta com sete militares da reserva do CBMPA e 20 voluntários civis egressos do antigo programa. Leandro Santos é um dos voluntários do programa em atuação na UsiPaz Guamá. “Participei do PEV aos 13 anos e, sem dúvidas, contribuiu muito para a minha formação, abrindo portas para mim. Ética e a cidadania estão entre as lições que levo para a vida, assim como o respeito às pessoas, além dos conhecimentos técnicos. Passei por uma situação de engasgo com a minha prima, no período que estava no curso, e os conhecimentos que tinha me permitiram salvar a vida dela. Voltar como voluntário está sendo fantástico. É mais uma porta aberta pela iniciativa”, pontua.

Desde pequena, Silmara Araújo, 13 anos, que também participa do programa, conta que já sonhava em ser militar. “Está sendo muito legal. Sempre tive o sonho de viver essa experiência e fiquei muito feliz em poder participar dessa oportunidade. Essa vontade só cresceu com o programa e fortaleceu minha vontade de seguir nessa carreira. Quero aprender mais. Estou muito feliz”, comemora.