Detran participa de programação no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Agentes do órgão organizaram o trânsito em Belém e entregaram uma cartilha, assim como adesivos e balões chamando atenção para a causa, no último domingo (02)
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) marcou presença na manhã do último domingo (2), na programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com diversos órgãos e entidades organizadas da sociedade civil, reuniu centenas de pessoas na praça Batista Campos, em Belém.
O Detran realizou ações de educação e fiscalização, com a participação dos agentes que auxiliaram no embarque, desembarque e travessia de passageiros, especialmente crianças, além de realizarem a organização do trânsito no local e durante a passeata, que circulou pelos arredores da praça.
Uma cartilha preparada pelo órgão foi distribuída à população, assim como adesivos e balões chamando atenção para a causa. O mascote oficial do órgão, o Transitom, esteve presente e fez a alegria dos pequenos, que puderam, com ele, aprender um pouco sobre o sinal de trânsito e suas cores.
Cintia Macambira é professora, trabalha com a educação de pessoas no espectro autista e contou como a temática trânsito é utilizada no aprendizado deste público em sala de aula.
“Através de palestras expositivas e o uso das cores nós conseguimos conscientizar nossos alunos sobre este tema, mas também é preciso conscientizar os professores e toda a sociedade para que eles não sofram mais preconceito também no trânsito, principalmente para que respeitem as vagas destinadas aos autistas nos estacionamentos”, destacou.
Durante as abordagens os agentes de educação do órgão alertaram sobre a importância de manter a atenção no trânsito, especialmente pedestres, quando estiverem acompanhando pessoas que vivem com autismo.
Gabriel Guimarães e os paisGabriel Guimarães, de 18 anos, é uma pessoa com autismo e conta um pouco da sua rotina no trânsito. “Aprendi na escola a olhar sempre para os dois lados antes de atravessar e faço um trajeto diário para a escola, sempre acompanhado, então, aprender sobre trânsito é sempre importante”.
“Neste dia queremos mostrar para a sociedade a importância dessas pessoas. O autismo não é uma doença, então, nós, enquanto servidores públicos, precisamos pensar em políticas públicas visando o melhor para todos os usuários, muitos deles com autismo. Participar desta programação reforça o nosso compromisso com uma causa tão importante”, finaliza a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, que participou do evento.