Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Boxe adaptado potencializa a reabilitação de pessoas com deficiência no CIIR

Prática traz qualidade de vida, melhora o equilíbrio, o tempo de reação, principalmente, de pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral

Por Pallmer Barros (CIIR)
03/04/2023 12h05

No Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, a prática do boxe acaba sendo um aliado terapêutico e de inclusão social para as Pessoas com Deficiência (PcD) assistidas pela instituição. 

Com essa inovação, o Centro vem apostando na estrutura e tecnologia instaladas em seu ambiente com destaque para projetos e espaços como a Mecanoterapia, situadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), setor que conduz este esporte adaptado. 

Segundo o educador físico e condutor da atividade, Reinaldo Costa, a prática “agrega valores como a qualidade de vida, melhora o equilíbrio, o tempo de reação, principalmente, de pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral". 

O profissional destaca ainda que o boxe potencializa a amplitude de movimentos e concentração. “Então, de uma forma simples e global, melhora a capacidade e a qualidade física para que a PcD tenha uma qualidade de vida, sentindo-se incluída na sociedade”.  

Morador do município de Santa Maria do Pará, distante cerca de 115 km de Belém, Márcio de Lima, 15 anos, diagnosticado com paralisia cerebral, realiza uma vez por semana a reabilitação no Centro. Sua mãe, Josiane Ribeiro, faz uma projeção de mobilidade do garoto. 

“Meu filho está, ainda, completando a sua quarta sessão no boxe. Ele adorou praticar e, certamente, vai ajudá-lo em sua locomoção, principalmente, por ter nunca realizado um esporte pela circunstância do seu diagnóstico. Está sendo maravilhoso, porque em outro local, jamais iria estar em inclusão como aqui no CIIR”.  

A acompanhante ainda pontua que o boxe está trazendo a ele mais paciência e bem-estar. “O Márcio era bastante estressado e sem muito interação com as pessoas. Certamente, a atividade já está estimulando sua evolução a cada dia”, afirmou. 

Em se tratando de uma lesão cerebral, o educador físico ressalta que o boxe adaptado “também trabalha o tônus muscular, caprichando o equilíbrio para que o usuário tenha uma funcionabilidade melhor no dia a dia”.

 O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.