TerPaz Itinerante realiza ação de saúde e cidadania no Bengui
Consultas médicas, testagem e vacinação, além da emissão de documentos, foram oferecidos para atender demandas dos moradores do bairro
Verificação de pressão arterial foi um dos serviços oferecidos aos moradoresEm busca de uma nova via do RG, a aposentada Maria de Lurdes, 66 anos, foi uma das centenas de pessoas que procuraram os serviços do governo do Estado neste sábado (01), no bairro do Bengui, em Belém. “A minha identidade está muito velha, tem mais de 10 anos, e eu não conseguia trocar. Mas fiquei sabendo dessa ação e aproveitei para atualizar o documento”, contou.
Alunas de balé atendidas pela Associação Tia Anízia se apresentaram durante a açãoA ação foi realizada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil e Associação Tia Anízia. “Hoje também estamos comemorando 14 anos do 'Tia Anízia', que também é uma ferramenta de transformação social dentro de uma área de Belém que está crescendo muito, e precisa de muitos serviços. Ter a presença do governo do Estado para gerar mais oportunidades é essencial nesse momento”, ressaltou Rildo Pessoa, presidente da Associação Tia Anizia.
Emissão de RG e certidõesForam ofertados os serviços de emissão de RG, de certidão de nascimento e de óbito; consultas médicas com clínico geral, ginecologista e pediatra; triagem com aferição de pressão arterial e glicemia; testes rápidos para infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C; palestras sobre saúde da mulher, saúde mental, saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal; regulação para consultas e exames, e aplicação de vacinas.
A artesã Edilene Barros, 54 anos, disse que precisava “de consulta com ginecologista. Achei excelente essa ação, principalmente porque muitos não têm plano de saúde, que é o meu caso, e estou aqui garantindo a minha saúde”.
Arlene Brito levou a filha Evelyn Eduarda para a consultaA autônoma Arlene Brito, 37 anos, levou a filha Evelyn Eduarda, 05 anos, para a consulta. “Estou com resultados de uns exames que ela fez e aproveitei para consultar com o pediatra. Nosso bairro necessita principalmente da saúde. Não temos como pagar. Essa ação está sendo muito bem-vinda”, afirmou.
Do lado de fora da Associação ficou a Carreta da Estética, oferecendo cortes de cabelo masculino e feminino gratuitos. O DJ Renato Moraes, 28 anos, aproveitou para cuidar do visual. “Nossa comunidade precisa desses serviços. Muitos não têm tempo para tirar documentos ou até cortar o cabelo. São serviços básicos,necessários à população”, disse o morador.
Assistência - A ação deste sábado marcou o retorno dos serviços das carretas do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) Itinerante, que em março completaram um ano de funcionamento. Segundo a Seac, o projeto registra mais de 22 mil atendimentos e mais de 3 mil capacitações, nesse período, e ainda oferece assistência em casos prioritários.
Orientação sobre saúde bucal“Hoje estamos trazendo a carreta para o Bengui, mas simultaneamente os serviços de outras carretas estão ocorrendo, como em Marabá (no Sudeste) e Cametá (Baixo Tocantins), devido às enchentes. Prioritariamente, o governo do Estado levou essas carretas para lá, e vão ficar até a próxima segunda-feira (03) para fazer o serviço emergencial”, informou Ariela Motizuki, coordenadora de Assuntos Prioritários da Seac.
Em breve, os serviços das carretas do TerPaz Itinerante serão levados para outros municípios. O calendário com as datas das ações será divulgado nas redes sociais da Seac.