Produtores e técnicos do Pará participam do Festival do Chocolate e do Cacau em Salvador
Exposição de produtos, rodada de negócios e palestras integram a programação do evento, que ocorre até este domingo na capital baiana
Produtores de cacau e empreendedores de chocolate representam o Pará no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Salvador (Chocolat Festival), na Bahia, que ocorre desde a última quinta-feira (30) até este domingo (02) no Centro de Convenções. São sete representantes do segmento, dois servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e dois técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira(Ceplac).
Estande do Pará no Chocolat FestivalSete municípios de diferentes regiões de Integração estão representados pelos produtores: Moju, Mocajuba, Breves, Medicilândia, Novo Repartimento, São Félix do Xingu e Belém (incluindo o Distrito de Mosqueiro). O espaço do Pará foi visitado na abertura oficial da programação pelo governador em exercício da Bahia, Geraldo Júnior, ao lado de Marcos Lessa, responsável pela organização do Chocolat Festival.
Momento especial - Ana Rosa Oliveira, que representa a direção da Sedap no evento, disse que a programação é uma oportunidade para os produtores. "É um evento internacional. Os produtores, além de exporem seus trabalhos, estão participando de rodada de negócios, palestras e todas as outras modalidades que estão ocorrendo. Está sendo um momento muito especial para todos nós", disse a servidora da Secretaria.
A participação da comitiva paraense é financiada por recursos do Fundo do Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará (Funcacau). Além dos sete municípios representados pelo grupo de empreendedores, a comitiva conta com a participação dos técnicos Jasson Moreira, da Ceplac de Tomé-Açu; Diemerson Barile, da Ceplac de Uruará, e Fernando Reis, do Procacau (Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura), da Sedap.
Produtor de cacau em Medicilândia, na Região de Integração Xingu, Roberto Carlos Ramos de Oliveira disse que a finalidade da participação dos produtores de cacau e empreendedores de chocolate é divulgar o segmento não só em Salvador, mas para o mundo. "A nossa expectativa aqui em Salvador é aproximar os clientes, estreitar boas relações, divulgar os nossos municípios e fazer bons negócios", reiterou Roberto de Oliveira.