Adepará orienta profissionais de saúde sobre uso correto de agrotóxico em São Geraldo do Araguaia
Fiscais destacaram necessidade de capacitar equipes de saúde sobre o uso de defensivos para que possam ser identificados sintomas de intoxicação nos trabalhadores rurais
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Unidade Regional da Agência em São Geraldo do Araguaia, na região de integração de Carajás, vem realizando uma série de palestras voltadas para profissionais de saúde sobre o uso correto de agrotóxicos.
Os treinamentos para profissionais da saúde são realizados em parceria com a Secretaria de Saúde do município com a finalidade de orientar agentes de saúde, enfermeiros e médicos para que eles possam identificar os trabalhadores rurais que aplicam agrotóxico quando estes chegam a um posto médico do município em busca de atendimento com algum tipo de intoxicação por uso incorreto de defensivos agrícolas.
As atividades iniciaram na segunda quinzena de março nas Vilas Fortaleza e Dois Irmãos e prosseguiram esta semana em Vila Novo Paraíso. No total, a Adepará realizará quatro palestras nas principais vilas rurais de São Geraldo do Araguaia. A atividade de encerramento será realizada na sede do município no mês de abril.
Durante os encontros, o fiscal estadual agropecuário, o engenheiro agrônomo Fábio Alan Queiroz Corrêa ministrou uma palestra geral para as equipes de saúde abordando desde a aquisição do produto até a devolução das embalagens vazias.
“Nós fomos procurados pela Prefeitura e sentimos a necessidade de capacitar as equipes de saúde sobre o uso correto dos agrotóxicos para que esses profissionais possam identificar sintomas de intoxicação de trabalhadores rurais, que manuseiam defensivos agrícolas em suas propriedades e assim conhecer os canais de notificação dos casos”, explicou.
De acordo com Corrêa, os agentes comunitários de saúde são fundamentais para a identificação de casos porque atuam realizando visitas às propriedades rurais. “Eles funcionam como canais de notificação porque estão em contato com os produtores rurais nas comunidades e identificam mais facilmente os casos antes mesmo que cheguem ao posto de saúde” ,ressaltou.
Agrotóxicos - São produtos classificados como perigosos que podem oferecer riscos à saúde humana (intoxicações agudas e crônicas), aos animais domésticos, selvagens e também provocar danos ao meio ambiente. Porém, são produtos utilizados no combate às pragas que atacam as lavouras, para os quais ainda não existem produtos alternativos suficientes, com custos que possam competir com os produtos agrotóxicos e afins, especialmente, para culturas plantadas em larga escala como soja, milho, arroz, feijão, trigo e pastagens.
Programa de Agrotóxicos - A Adepará realiza todos os esforços no âmbito de sua competência para coibir o uso desses produtos de forma indiscriminada, incorreta ou irresponsável, atuando para fazer cumprir as exigências legais estabelecidas nas legislações federais e estaduais em vigor. A Agência fiscaliza cinco atividades da cadeia dos produtos agrotóxicos: comércio, uso, prestadoras de serviço, trânsito e unidades de recebimento de embalagens vazias. E, também promove treinamentos e capacitações, além de ações de educação sanitária.
Serviço:
Para mais informações sobre o Programa de Agrotóxicos da Adepará, procure a Agência no seu município ou entre em contato por meio da Gerência de Agrotóxicos (Geagro) no telefone: (91) 99215-7921 ou no e-mail: [email protected]
A Ouvidoria da Adepará também é um canal para tirar dúvidas e fazer denuncias. Você pode contactar pelo Celular/WhatsApp: (91) 99392-4720 ou por e-mail: [email protected]