Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO EM SAÚDE

Uepa e Rede de Escolas de Saúde Pública discutem parcerias

Coordenadora da RedEscola visitou a universidade para conhecer cursos e projetos

Por Marília Jardim (UEPA)
30/03/2023 14h08

A direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu, nesta terça-feira (28), a visita de Rosa Maria Souza, coordenadora da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  O objetivo do encontro foi apresentar à visitante os cursos de graduação e Residência em Saúde da Uepa, para buscar parcerias com a Rede.

A RedEscola é uma rede de cooperação aberta e de associação voluntária, sem fins lucrativos, que agrega instituições públicas voltadas à formação em saúde pública e em saúde coletiva, no intuito de desenvolver ações integradas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer ensino, pesquisa e extensão na área em questão. "Buscamos estreitar com a Uepa parcerias exitosas. Viemos conversar sobre possibilidades de trabalho conjunto, coletivo, bem dentro do espírito de rede. Podemos apoiar com capacidade técnica, recursos, expertise, metodologias, e temos muita disposição de avançar com as parcerias", afirmou Rosa Souza.

A vice-reitora da Universidade, Ilma Pastana, apresentou a realidade do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde à visitante. "A Uepa é multicampi. O CCBS possui atualmente 8 cursos de graduação e 15 programas de residências, com o maior número de professores e técnicos. O Centro coordena os cursos de Medicina, Biomedicina, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia. Temos também o Centro Saúde Escola do Marco (CSE), que é uma unidade de ensino e assistência, e o Centro Especializado de Reabilitação", informou a gestora.

"Destaco que a Uepa realiza também o Revalida e que, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), incluiu a etapa de Estudos Complementares no processo de revalidação dos diplomas de médicos formados em instituições estrangeiras. Dessa forma, os profissionais irão refazer as provas, após um ano de aprendizados e atividades práticas desenvolvidas em municípios do arquipélago do Marajó. A população ganhará muito em atendimento", complementou a vice-reitora.

Ilma Pastana também falou de avanços futuros e oportunidades de parceria com a RedEscola. "Somos a universidade mais interiorizada da região Norte. Em junho, iremos inaugurar o campus Ananindeua e, em breve, também o de Parauapebas. A Uepa pretende apresentar à RedEscola projetos como um termo de cooperação técnica para pós-graduação em saúde pública, visando atender ainda mais municípios do Estado, como os do Marajó", concluiu.

Também participaram da reunião a vice-diretora do CCBS, Simone Beverly; a coordenadora do CSE, Ivonete Pereira; as professoras de Enfermagem Mary Elizabeth Santana e Fátima Carrera; a professora Natália Nogueira, do CCBS; e Gilvânia Correa, da Assessoria de Planejamento do mesmo Centro.

RedEscola - A Rede é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil, favoráveis à construção de consensos em torno de uma educação permanente, que valorize a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho e que fortaleça o controle social. É comprometida com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada e a circulação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no interior do Sistema Único de Saúde.

O objetivo é articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)