Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Re-Pa decisivo marca segundo evento-teste realizado no Novo Mangueirão

Com toda a beleza das luzes fazendo um show a parte, estádio foi aprovado pelo torcedor, que agora aguarda por sua entrega oficial no início do mês de abril

Por Lilian Guedes (SECTET)
29/03/2023 23h57

O primeiro jogo noturno do Novo Mangueirão, que aconteceu nesta quarta-feira (29), deixou a torcida paraense ainda mais animada pelo retorno do estádio. A dupla Re-Pa decidiu qual dos dois times avançaria para a final da Copa Verde, e foi o torcedor bicolor que saiu mais feliz. 

O público das duas equipes esgotou os ingressos disponibilizados pelos clubes e deu um show a parte no Novo Mangueirão, que será entregue, oficialmente, no dia 9 de abril, após dois anos de obras do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP). 

O torcedor do Paysandu, Junior Figueiredo, falou das novidades do estádio.

Júnior Figueiredo, autônomo "O estacionamento está maravilhoso, muito bem iluminado. Gostei muito das novas rampas de acesso, ficaram perfeitas! Está tudo mais organizado e, com certeza, dia 9 de abril, vamos ver 50 mil pessoas aqui fazendo a festa. A torcida merecia isso", opinou o autônomo.

Na partida desta noite, o Paysandu venceu o jogo por 2 x 1, o que levou a disputa para os pênaltis. O Papãoa acabou venceu o clássico contra o Remo e conquistou vaga para a final da Copa Verde de 2023.

O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, destaca a importância dos testes para que as correções possam ser feitas até a entrega oficial, no próximo dia 9 de abril. “Estamos promovendo o segundo evento-teste, três dias após termos realizado o primeiro e dentro do que se esperava pela magnitude do evento, pelo gigantismo que é o Mangueirão, pela importância do jogo e pela capacidade de público. Consideramos que o resultado foi extremamente satisfatório", comentou.

Ainda de acordo com o titular da pasta, por ser a noite, o jogo de hoje foi uma nova oportunidade de testar a iluminação e os aparatos para os jogos noturnos, como por exemplo, o placar eletrônico, a sonorização, assim como a iluminação cênica que foi testada em sua potencialidade. "Hoje seguirmos testando, avaliando, revendo e fazendo filtros do que pode ser feito a mais, melhorando o que está bom e corrigindo o que houve de imperfeição”, disse o secretário de obras.

Para contemplar as normas da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Novo Mangueirão passou por adequações, dentre elas sua capacidade de público: ampliada de 30 mil (devido às antigas condições) para cerca de 50 mil pessoas. Para isso, foram instaladas novas cadeiras e camarotes, bem como a duplicação do número de banheiros.

O acesso ao Mangueirão também foi reorganizado e ampliado. Para chegar às arquibancadas, o torcedor agora conta com sete rampas de cada lado, sendo uma exclusiva para cadeirantes. Hoje, o estádio também conta com total acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores panorâmicos, novas catracas e câmeras de segurança com reconhecimento facial (que estão conectadas com os servidores da segurança pública). Além disso, um novo sistema de iluminação, assim como novos painéis de LED foram instalados.

O Mangueirão será autossuficiente em energia, graças aos painéis solares, do mesmo modo, utiliza a captação de água da chuva para reuso nos banheiros e demais ambientes do estádio.  

Durante o jogo desta quarta-feira (29), as ações de segurança contaram com o policiamento ostensivo, realizado por cerca de 2 mil agentes da segurança pública. Parte dos agentes esteve dentro do Estádio e no entorno, realizando a cobertura de até 5km do local do espaço.

Os agentes atuaram de forma preventiva no percurso destinado às torcidas organizadas, assim como no policiamento de trânsito e nas rondas de acesso às vias do Estádio. O novo espaço contará também com 535 câmeras de monitoramento, além da presença do juizado do torcedor.