Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em Cametá, Segup capacita agentes de segurança que atuam diretamente com grupos vulneráveis

Por Roberta Meireles (SEGUP)
29/03/2023 19h39

Com o objetivo de ampliar o atendimento humanizado nas ações de Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) concluiu, nesta quarta-feira (29), em Cametá, região do baixo Tocantins, uma capacitação para agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds) e a rede de órgãos que atuam no atendimento e assistência à grupo vulneráveis como mulheres, crianças, adolescentes, idosos e a população LGBTQIA+. 

A qualificação realizada pela Segup, por meio da Diretoria de Prevenção e Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), foi realizada no auditório da Universidade Federal de Cametá, com a participação de 60 pessoas, entre agentes de segurança e rede de atendimento. 

Entre as temáticas abordadas, estão o histórico de crime e violência, direitos humanos e legislação, com enfoque nos profissionais de segurança que atuam no atendimento de vítimas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte de uma ação da DPS/Segup, que entre 2021 e 2022 ministrou aulas práticas e teóricas nos sete bairros da região Metropolitana de Belém que estão inclusos no Política Pública Territórios pela Paz, sendo esta a primeira capacitação realizada no interior do estado. 

Para Bruna Rabelo, Gerente de Polícia de Proximidade da DPS e coordenadora da capacitação, a qualificação destes profissionais irá contribuir no preparo do agente de segurança, em especial, àqueles que contribuem no primeiro amparo a população vulnerável.

 “Os grupos vulneráveis precisam de pessoas qualificadas para fazer um atendimento humanizado. E felizmente aqui em Cametá por meio do curso existe essa rede de atendimento, que é totalmente interligada com os agentes de segurança pública. Qualificar os agentes de segurança pública também é necessário para ampliar a rede de proteção no atendimento a essas vítimas de violência, que necessitam desta atenção”, relatou Bruna. 

Abordando questões de acolhimento adequado dentro da sua competência, o curso qualificou 60 pessoas, dentre eles, o Tenente PM Castro, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cametá, que destacou como o curso serviu para ampliar ainda mais a integração entre estado e município, além de melhorar o alcance do atendimento adequado à mulheres, crianças, idosos, e população LGBTQIA+.

“A capacitação veio para aprimorar mais ainda a integração e melhorar entre os órgãos estaduais e municipais que trabalham no apoio e atendimento à população mais vulnerável, sejam elas pessoas idosas, crianças, mulheres ou da comunidade LGBTQIA+ que necessitam de um atendimento mais especializado. Então saímos daqui com mais instruções e conhecimento para nossa atuação diária”, comentou o Tenente Castro.

Segundo Otávia Clívia Nunes e Silva, Diretora da Divisão da Proteção Especial da Assistência Social no município, a iniciativa é de suma importância para implementar a atuação dos agentes no estado. 

“Gostaria de agradecer a Segup, por estar nos proporcionando essa capacitação de suma importância para o nosso município de Cametá, que promoveu fortalecimento da nossa rede de proteção a grupo de vulneráveis. A nossa cidade está sendo agraciada em ser o primeiro município a receber este projeto incrível”, explicou Otávia.

Contabilizando carga horária de 20h, a qualificação foi instruída pelo Cel. Elton Brito da Silva (PM), além da EPC Alethea Maria Carolina Sales e Sgtª Tatiane da Silva Rodrigues Tolosa. Os próximos municípios a serem comtemplados com a qualificação serão Marabá e Paraupebas.

Texto: Adriane Corrêa e Bianca Galhardo (Ascom Segup)