Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Após quase três meses internado, adolescente recebe festa de aniversário no Regional do Tapajós

Menino, que já recebeu alta, estava internado após ser picado por uma cobra 

Por Ascom (Ascom)
27/03/2023 17h37

Foram quase três meses de muita garra e superação até que o menino Lucas Silva de Oliveira realizasse um sonho antigo: ter uma festa de aniversário. O garoto ganhou a tão sonhada comemoração, marcando seus 13 anos, ao receber alta médica, na manhã desta segunda-feira (27), do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste paraense. O paciente teve de ficar internado por 80 dias, após ter sido picado por uma cobra. 

A festa foi intimista, mas cercada de amor e criatividade. Teve bolo, suco, certificado de coragem, tudo com o tema de seu personagem favorito: o Homem-Aranha. Emocionada, a dona de casa Dalzilene Costa, mãe de Lucas, falou sobre a surpresa: "Quero agradecer de coração a toda equipe do hospital que cuidou do meu filho. Foram dias difíceis, mas, com o cuidado e a dedicação de todos, ele conseguiu se recuperar. Sou muito grata e feliz por ter encontrado profissionais tão humanos e atenciosos, que tratam cada paciente com tanto amor e respeito".

Tratamento - Lucas foi picado na perna esquerda por uma cobra jararaca. O incidente ocorreu na comunidade Filadélfia, na zona rural de Itaituba, no dia 4 de janeiro. Ele deu entrada no HRT no mesmo dia e precisou ser intubado após uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu horas depois do ataque. 

O menino passou por um procedimento cirúrgico e ficou 23 dias internado na UTI Pediátrica, onde conseguiu se recuperar. O tratamento incluiu ainda integração com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, para onde Lucas foi temporariamente transferido, para um procedimento de enxerto na perna. 

Iniciativa - A ação foi organizada por meio do projeto ‘Alta Humanizada’, desenvolvido pelo HRT com o objetivo de recuperar a autoestima dos seus usuários hospitalizados.

“O Lucas foi um paciente que nos marcou pela sua história e força de viver. Tivemos todo o cuidado e zelo para que ele tivesse toda a assistência necessária. Foi transferido, inclusive, para o HRBA para procedimento de cirurgia plástica e depois foi repatriado para o HRT, onde hoje comemoramos a sua tão esperada alta hospitalar. Histórias como a do Lucas nos ressignificam, dão combustível para ir além”, detalha Matheus Coutinho, diretor-geral do HRT.

A analista de Humanização da Unidade, Ithayana Delina, destaca a importância do projeto e do cuidado da equipe médica e assistencial para a recuperação de Lucas. "Nós trabalhamos para que os pacientes se sintam acolhidos e cuidados durante todo o período de internação. Quando chega o momento da alta, queremos celebrar junto com eles".

Serviço: O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende a casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

TEXTO ASCOM/ HRT