Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Grupamento Fluvial e Capitania dos Portos concluem formação para pilotos

A qualificação formou 20 alunos, sendo Policiais Militares, Civis e também Federais

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/03/2023 16h25

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado (Gflu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), concluiu na última sexta-feira (24), a qualificação para agentes de segurança pública que atuam nas ações fluviais no Estado. A cerimônia de encerramento ocorreu no Grupamento Fluvial de Segurança Pública, em Belém, onde o curso foi realizado.

O Curso Especial para Pilotar embarcações do Estado no Serviço Público (ECSP) foi promovido em parceria com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), com o objetivo de qualificar os agentes para operações em embarcações maiores de oito metros - nível II, com maior segurança e rapidez nas ações de policiamento ostensivo e urgências e emergências nas regiões fluviais em que atuam.

Segundo o titular do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), delegado Artur Braga, essa é a segunda turma de capacitação específica nessa formação, a qual é formada por agentes que já são pilotos, e agora terão uma formação específica para condução de embarcações maiores, como as blindadas. 

“Nós realizamos a primeira qualificação do ano com essa turma que agora está apta para operar nas embarcações maiores, inclusive, nas blindadas. Vários investimentos foram realizados pelo estado, ao longo dos últimos anos na segurança fluvial, e os cursos vem somar nos investimentos realizados, pois a formação desses profissionais, garante assim uma maior efetividade e segurança, pois para atuarem em ações policiais na malha fluvial, visto que as operações nos rios exigem um conhecimento diferenciado'', explicou o diretor do GFlu. 

Curso – Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso capacitou os agentes a tripular ou conduzir embarcações maiores de oito metros de comprimento, empregadas na navegação a serviço dos órgãos de segurança pública, fortalecendo, assim, a segurança da navegação nos rios do Estado.

A qualificação formou 20 alunos, sendo Policiais Militares, Civis e também Federais. As atividades finalizaram com aplicação da prova com questões objetivas e emissão de certificados para os aprovados.

Segurança Fluvial - O Governo, por meio da Segup, segue investindo em equipamentos de ponta, qualificações e embarcações, dentre elas, lanchas blindadas, para atuação na malha fluvial. Atualmente, o Estado conta com cerca de 80 embarcações adquiridas ao longo dos últimos quatro anos de gestão, além de três blindadas, e ainda, a primeira Base Integrada Fluvial da Segurança Pública, localizada na região do rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, em Breves. 

“A previsão é de que mais cursos especiais sejam ofertados para os agentes ao longo de 2023, para que os investimentos sejam utilizados de forma qualificada e as nossas ações sejam cada vez mais exitosas”, concluiu o delegado Artur Braga.