Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos de escola estadual participam de debate sobre sustentabilidade

Ciclo de palestra aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU

Por Bruno Magno (SEOP)
25/03/2023 09h55

Até o dia 28 de março, cerca de 200 alunos que cursam o ensino médio na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, participam de um ciclo de palestras do projeto ‘Educar Direitos Humanos’. O tema principal é a sustentabilidade, onde serão abordados quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os ODS escolhidos pelos professores por área de conhecimento foram ODS 09, que fala sobre cidades e comunidades sustentáveis para a disciplina de matemática, ODS 07, que trata sobre energia acessível e limpa para a área de ciência da natureza, ODS 17, que aborda a vida debaixo d'água como tema para a área de linguagem e a ODS 16, que remete à paz, justiça e instituições fortes, para as matérias de ciências humanas.

A atividade, que começou no dia 20, considera a importância do debate tanto no cenário estadual, já que o Pará será sede da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), quanto ao contexto mundial das ODS. Com o intuito de disseminar a temática dos direitos humanos com os estudantes da educação básica, o projeto é uma realização da Clínica de Direitos Humanos (CDH), do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), em parceria com a escola estadual. 

A escola Cordeiro de Farias participa pela primeira vez do evento. ”É importante para a atuação dos alunos, enquanto prática social, compreender qual a importância das ODS no cenário mundial na construção de políticas públicas governamentais. Espera-se, a partir dessas atividades, fomentar a construção de projetos ou ações sustentáveis na comunidade”, afirmou a professora Patrícia Uchôa, técnica em educação na unidade. 

Segundo a técnica, os objetivos do evento foram apresentar à comunidade escolar as ODS apresentadas pela ONU para a agenda 2030, possibilitar a construção de atividades relacionadas aos temas dos projetos integradores indicados pelos docentes das quatro áreas de conhecimento e ampliar a habilidade argumentativa dos discentes em defesa da efetivação de políticas públicas eficazes relacionadas ao desenvolvimento sustentável na região. 

Já está na agenda da escola Cordeiro, em parceria com a clínica, uma roda de conversa sobre saúde mental nas escolas públicas e palestras sobre o Programa Jovem Senador.

As escolas estaduais Augusto Meira e Albanizia de Oliveira Lima são as próximas a receber as ações do projeto “Educar Direitos Humanos”. 

Texto: Sâmia Maffra/Ascom Seduc