Operação ‘Esparavel’ prossegue com prisões e ações nos rios em Igarapé-Miri
Lançada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no último dia 16 em Igarapé-Miri, região do Tocantins, a operação “Esparavel” apresentou prisões, apreensões, recaptura de foragidos e instauração de investigações. No município, o Sistema de Segurança tem atuado de forma concisa com uso de instalações como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e embarcações rápidas nos rios.
Até esta sexta-feira (24), após uma semana de operação, já foram contabilizados 53 Boletins de Ocorrências, instaurados 19 procedimentos, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência. Também foram efetuadas 18 prisões em flagrante, sendo oito por tráfico de drogas, a recaptura de um foragido do sistema, além de dois cumprimentos de mandados de prisões preventivas.
Durante as fiscalizações em barreiras nas rodovias e vias do município, além das rondas fluviais nos rios e furos da região, já foram abordados mais de 600 pessoas, 421 veículos, 28 embarcações, além da apreensão de 13 armas, 27 munições, dois veículos adulterados, cinco celulares, cerca de 2 kg de entorpecentes e, ainda, mais de R$ 1 mil em espécie.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a operação tem garantindo resultados, demonstrando a presença do Estado e mantendo o bem-estar da população miriense.
“O Sistema Público de Segurança está atuando de forma integrada com ostensividade, diligências, investigações e abordagens, utilizando tudo que é necessário. Estamos presentes com a nossa estrutura com o CICC Móvel, além das nossas embarcações, uma delas blindada, para garantir a segurança no município”, pontuou.
Presença - O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado no município, tem garantido o videomonitoramento das principais vias com uso de oito câmeras implantadas em Igarapé-Miri. Além disso, o centro concentra os pontos focais de cada órgão, com o objetivo de garantir maior agilidade e rapidez às ocorrências e alinhamento de ações diárias.
Por meio da integração telemática, o Centro recebe os chamados de urgência e emergência via Central 190. Até o momento, o CICCM já recebeu 14 ocorrências, sendo a maioria para notificar as forças de segurança sobre ações criminosas como tentativas de roubo e tráfico de drogas.
O Estado tem atuado também fortemente pelos rios com uso de duas embarcações, sendo uma blindada e outra lancha leve, além de utilizar um barco base para comportar o efetivo de 12 profissionais. Pelos rios, já foram 140 abordagens entre embarcações, pessoas e residências.
Integração - Participam da Operação as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), Grupamento Fluvial (GFLU) e o Grupamento Aéreo de Segurança (GRAESP), vinculados à Segup.
Texto: André Macedo / Ascom Segup