Detran inicia ações educativas de trânsito em Barcarena
No primeiro dia de atividade, os agentes realizaram paradas educativas nas áreas mais movimentadas da cidade, onde orientaram os condutores
A região do Baixo Tocantins começou a receber, na última quinta-feira (23), uma série de ações educativas sobre comportamento seguro no trânsito. A iniciativa é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que desde 2021 realiza o projeto "Educação de Trânsito por Todo o Pará". O objetivo do projeto é percorrer os municípios, alertando os usuários do trânsito sobre como evitar acidentes para garantir a diminuição de óbitos e o número de feridos.
As ações deste ano começaram pelo município de Barcarena, onde o trânsito é municipalizado e tem como característica o aumento substancial da frota. “A partir desta semana, o Detran estará percorrendo diversos municípios, fazendo abordagens educativas e conscientizando a população nas vias. Neste ano, também daremos ênfase nas ações dentro das escolas para garantir a conscientização das crianças e adolescentes, que também são um público prioritário para um trânsito cada vez mais seguro”, destaca a diretora-geral geral do Detran, Renata Coelho.
O foco do trabalho é alertar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes, entre os quais o uso do capacete, do cinto de segurança, além de todos os componentes do veículo. Além disso, o órgão orienta sobre os perigoso do excesso de velocidade, a alcoolemia, o transporte seguro de crianças, dentre outros.
No primeiro dia de ação, o Detran realizou paradas educativas nas áreas mais movimentadas da cidade. Os agentes de educação conversaram com os condutores, entregaram material informativo e corrigiram atitudes que colocam a vida em risco.
Nonato Negrão, de 65 anos, mora em Barcarena e foi flagrado conduzindo uma motocicleta sem capacete. Ao ser abordado, verificou-se que o equipamento estava guardado no interior do veículo. Ao ser orientado pelo agente, o morador seguiu viagem com segurança. “Não coloquei capacete porque vou aqui pertinho e a gente acha que não vai acontecer nada, mas é sempre bom receber esse alerta, porque mesmo perto, se não fizermos o certo, pode acontecer o pior”, disse Nonato.
A programação também ocorre nas escolas. Na primeira ação, as crianças da creche municipal Lúcia Ogawa Rodrigues "Tia Lúcia" aprenderam de forma lúdica sobre as cores do semáforo e como transitar utilizando a faixa de pedestre. O trabalho envolve teatro, pintura e brincadeiras adequadas a cada faixa etária.
No período da tarde, foi a vez dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Cônego Batista Campos aprenderem sobre responsabilidade e cidadania no trânsito. Diogo Amaral, de 18 anos, assistiu à palestra e relatou que já perdeu amigos e familiares devido à imprudências de trânsito.
“Dirijo e confesso que às vezes não uso capacete, já derrapei e por pouco não sofri um acidente mais grave. Por isso, é importante a gente ter esse contato com os órgãos de trânsito, saber dos riscos e da atenção que devemos ter, principalmente aqui na escola, onde muitos alunos se deslocam de moto e carro e a gente vê que nem sempre usam capacete e cinto de segurança”, comentou o estudante.
O trabalho realizado nas escolas recebeu elogios da comunidade escolar. “Ficamos muitos felizes com a vinda do Detran, pois temos muitos alunos que usam veículos nem sempre de forma segura, e como cidadãos em formação, é importante que eles recebam essas orientações”, afirmou o diretor, Airton Costa.
O projeto "Educação de Trânsito por Todo o Pará" segue na região do Baixo Tocantins até o dia 03 de abril e ainda percorrerá os municípios de Abaetetuba, Igarapé-Miri e Moju. Após essa etapa, os agentes de educação realizarão ações também no sudeste paraense.