Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Governo do Estado reconstrói e entrega a Escola Estadual Américo Pereira Lima, em Juruti

As novas instalações melhoram a qualidade de ensino para 890 estudantes. Governo também anunciou a implantação do ensino médio em Juruti Velho.

Por Bruno Magno (SEOP)
23/03/2023 22h14

A Escola Estadual Deputado Américo Pereira Lima é a 119ª com novas instalações entregue pela Seduc desde 2019A noite desta quinta-feira (23) foi de celebração para os 890 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Américo Pereira Lima, entregue totalmente reconstruída pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Juriti, município do Baixo Amazonas. Esta foi a 119ª unidade escolar entregue pela Seduc desde 2019.

“Estamos entregando essa escola em Juruti garantindo um ambiente adequado para que nossos alunos possam ter acesso ao ensino de qualidade, para que nossos professores e profissionais da educação possam ter assegurado um ambiente adequado. Que possamos fazer desse equipamento um local que esteja à altura da comunidade escolar de Juruti, e que possamos, a partir de um ensino de qualidade, formar cidadãos que colaborem com o desenvolvimento da cidade”, enfatizou o governador Helder Barbalho, que anunciou a implantação do ensino médio na região de Juruti Velho, para atender à demanda pedagógica.Governador Helder Barbalho e demais autoridades na entrega da escola em Juruti

Para o estudante Elano Santos, 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio da escola, o momento foi marcante. “Achei legal essa reconstrução porque estávamos esperando isso há um tempão. Agora, as salas estão com ar condicionado e temos quadra esportiva. Estávamos esperando por isso, e agora nós temos", disse Elano.Aluno Elano Santos: escola nova após longa espera

Aluna do 9º ano, Cinthia Cricia Silva Santarém, 14 anos, também destacou a nova infraestrutura da unidade, que vai proporcionar mais avanços no processo pedagógico. "O espaço da quadra e a salas por dentro estão perfeitas! Agora, vai ser mais legal estudar aqui. Voltei para uma escola nova; agora ela está mais bonita do que era antes", ressaltou.

Professora Raquel Soares: escola históricaProfessora de Filosofia, Raquel Lopes Soares acompanhou todo o processo de reconstrução e ficou feliz com a nova unidade. "A Escola Américo Pereira é histórica no município de Juruti. Ela está sendo entregue à comunidade escolar e à sociedade. Estamos imensamente felizes, e eu mais ainda por estar voltando para o Estado numa escola totalmente revitalizada”, disse a docente.

Estrutura - Com investimento superior a R$ 1,5 milhão, a reconstrução contemplou oito salas de aulas, secretaria, despensa, diretoria, cozinha, banheiro, copa, vestiários masculino e feminino, coordenação pedagógica, arquivo e sala de professores. A unidade também ganhou banheiros masculino e feminino, além de quadra poliesportiva coberta e reservatório elevado.

O prédio também recebeu novas instalações elétrica e hidrossanitária, além de climatização em todas as salas de aula, o que assegura mais comodidade e qualidade de ensino. Além de todos os equipamentos e mobiliários, a unidade recebeu geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura.

Cinthia Silva: escola está mais bonita“Estou muito feliz por estar na inauguração dessa escola em Juruti. Sabemos que ainda temos muita coisa para melhorar, muitas escolas para reformar, e o governador tem colocado prioridades na nossa agenda. Garanto para vocês que nos próximos anos vamos dar uma grande resposta ao Pará. Seremos o Estado que mais vai crescer em educação nesse País. Nós devemos isso ao nosso povo, e temos que acreditar nas nossas crianças e jovens. Esse é o caminho. Lembrando que também vamos levar o ensino médio para as comunidades, como Juruti Velho. Estamos dado um passo importante na região”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que acompanhou o governador na agenda.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Américo Pereira Lima atende 890 estudantes em três turnos: manhã, tarde e noite.