Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Operação 'Esparavel' registra prisões e apreensões na região de Igarapé-Miri

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a iniciativa tem ações integradas e é avaliada pelos gestores

Por Roberta Meireles (SEGUP)
22/03/2023 17h01

Com o objetivo de reforçar o efetivo policial em Igarapé-Miri, município na região de integração do Tocantins,  a operação “Esparavel”, (expressão que significa certa rede de pescar), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue com ações de ocupação e saturação. Nesta quarta-feira (22) uma reunião operacional com a presença dos gestores dos órgãos de segurança avaliou a primeira semana da ação integrada que já efetuou prisões e apreensões. 

A reunião extraordinária, realizada no Fórum da Comarca do município, foi presidida pelo secretário adjunto de gestão operacional da Segup, Luciano de Oliveira. Ele avaliou os resultados em Igarapé Miri, a exemplo da inibição dos crimes de sequestro, além das várias prisões efetuadas, assim como, o resgate da confiança da população que contribui com denúncias e registra ocorrências para informar práticas criminosas.

“Fizemos hoje um processo de avaliação fazendo uns realinhamentos para afinar a atuação, definindo ações na zona ribeirinha e urbana. A operação segue sem data para encerrar e a reunião é proveitosa no sentido de escutar os gestores e os operadores da ponta para ajustar e operacionalizar as ações do sistema. Incentivamos o Disque Denúncia 181 que garante o anonimato do denunciante e sempre traz elementos significativos para ação policial”, apontou. 

Para o comandante do Departamento-Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar, coronel Ricardo Neves, o registro das ocorrências tem caído, o que estimula a permanência do efetivo por mais tempo. “A produtividade está muito boa  com a operação conseguindo abordar cerca de 500 pessoas, mais 300 veículos e 12 armas apreendidas. Temos produzido e acompanhado a satisfação da população com nossa atuação. A operação tem trazido tranquilidade e vamos permanecer com a extensão das ações na comunidade miriense”, destacou o comandante. 

Com equipes de combate ao crime organizado e de repressão, além da inteligência, a Polícia Civil está atuando em conjunto com as demais forças, afirma o delegado de Policia do Interior, Hennison Jacob. “A mais de uma semana nós intensificamos o reforço em Igarapé Miri para atuar de forma integrada com os demais órgãos como a Polícia Militar. Então estamos trabalhando de forma diuturna para trazer paz e segurança para a população”. 

Produtividade

Desde o lançamento da Operação, na última quinta-feira (16), já foram contabilizados 26 Boletins de Ocorrências, instaurados 12 Procedimentos, sendo 10 inquéritos policiais e 2 termos circunstanciados de ocorrência. Também foram efetuadas 6 prisões em flagrante e 2 cumprimentos de mandados de prisões preventivas. 

Durante as fiscalizações em barreiras nas rodovias e vias do município, além das rondas fluviais nos rios e furos da região, já foram abordadas mais de 400 pessoas, 248 veículos, 8 embarcações e duas residências, além da apreensão de 13 armas, 27 munições, 5 celulares, mais de 1kg de entorpecentes, e ainda, mais de 1.000 mil reais em especie. 

CICC - O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel instalado no município tem garantido o videomonitoramento, concentrando os pontos focais de cada órgão, com o objetivo de garantir maior agilidade e rapidez às ocorrências e alinhamento de ações diárias. Uma lancha blindada, além de embarcações locais, helicópteros, drones com visão noturna e termal, miras holográficas, entre outros equipamentos de última geração estão compondo o aparato da Segurança Pública para equipar a tropa e atuar com precisão nas ações dos forças de segurança integradas na operação. 

Integração - Participam da Operação as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), Grupamento Fluvial (GFLU) e o Grupamento Aéreo de Segurança (GRAESP), vinculados à Segup.

Texto de André Macedo / Ascom Segup