Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Semana Nacional dos Museus começa com o programa Reconexões promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus

Evento propõe agenda estratégica até 2027 e reforça parceria com o Pará; entrada em museus é gratuita durante toda a semana

Por Amanda Engelke (SECULT)
12/05/2025 16h36
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) deu início, na manhã desta segunda-feira (12), à 23ª Semana Nacional de Museus, com cerimônia realizada no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém. A abertura contou com a presença de representantes de diversas instituições culturais. A programação, de abrangência nacional e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), segue no Pará até o próximo domingo (18), com diversas ações e entrada gratuita em museus.

“Nessa Semana dos Museus, ressaltamos a importância da efetivação do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Cultura e o Ibram, que estabelece uma agenda de trabalho até 2027, voltada para os desafios do contexto amazônico e estadual. A presença do Ibram é fundamental para a implementação de políticas públicas, e já temos, nesta semana, um primeiro passo: a vinda de profissionais para qualificação de agentes museais por meio de oficinas”, afirmou Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará.

Foto: Divulgação

Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Cultura do Pará em exercício, Bruno Chagas; a coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Pará, Telma Saraiva; a presidenta do Ibram, Fernanda Castro; a conselheira do Comitê do Programa Ponto de Memória e membra do Fórum de Museus da Amazônia, Maria das Graças Santana; e a pesquisadora Dayseane Ferraz, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Ainda durante a manhã, as representantes do Ibram apresentaram o monitoramento do Plano Nacional Setorial de Museus 2025, além da Carta de Fortaleza, documento elaborado no 8º Fórum Nacional de Museus, realizado no ano passado, em Fortaleza (CE).

Foto: Divulgação

Fernanda Castro destacou que esta é a primeira edição de 2025 do programa Reconexões, criado em 2024 para promover a construção participativa das políticas públicas do Ibram. “A Secretaria de Cultura do Pará tem se empenhado nesse processo de aproximação. Nosso agradecimento vai além do evento: é pela parceria consolidada. Até 2027, temos como meta estabelecer sistemas estaduais de museus em todas as unidades da Federação. E, aqui no Pará — território estratégico para mobilizar as Amazônias e a região Norte — essa parceria já apresenta frutos concretos”, destacou a presidenta do Ibram.

À tarde, a programação seguiu no Museu do Estado do Pará (MEP), com a formação de Grupos de Trabalho, debates e apresentação de relatórios.

Foto: Divulgação

Entre os destaques da programação ao longo da semana está a Feira Preta, que será realizada no Centro Cultural Palacete Faciola, com foco na valorização e visibilidade da cultura das comunidades quilombolas de Tomé-Açu. Além disso, a agenda conta com oficinas, lançamentos, mesa-redonda, visitas, entre outras atividades, confira aqui.

Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult