Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Pacientes do Hospital Galileu recebem orientações sobre como manter os cuidados com a saúde bucal

Além de dicas dos especialistas, usuários e colaboradores receberam kit de higiene bucal 

Por Ascom (Ascom)
21/03/2023 12h10

Pode até parecer uma frase pronta, mas, de fato, a saúde do nosso corpo começa pela boca. Quando a higiene bucal está deficiente, isso pode interferir em várias funções do organismo e deixá-lo vulnerável a uma série de doenças, que vão muito além da cárie.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado na última segunda-feira (20), pacientes e colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, participaram de uma programação especial, com orientações e dicas para manter os cuidados com a saúde da boca.  

A ação foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa). Além da troca de conhecimentos, houve entrega de panfletos sobre o câncer bucal e a distribuição de kits odontológicos contendo o básico e necessário: escova macia, um rolo de fio dental e um tubo de creme para os dentes.

Alertas -  Quando são negligenciados os cuidados com a boca, isso abre espaço para que as bactérias do organismo se proliferem, e dessa forma, migrem para outros órgãos do corpo humano, comprometendo a saúde geral do organismo.

“Os cuidados com a saúde bucal são uma forma básica de se evitar problemas complexos de saúde. Muitas vezes, a falta de informação e o desconhecimento com pequenos hábitos do nosso dia a dia geram problemas graves à saúde, principalmente, no contexto hospitalar. Por isso, ações como essas se fazem necessárias para os nossos pacientes", observou Anny Segovia, coordenadora de Humanização do HPEG. 

Cuidados - O cirurgião dentista da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Carlos Alberto Ribeiro, destacou que a ação beira-leito tem como principal objetivo alertar para prevenção de diversas doenças decorrentes de maus hábitos. “A meta desta ação é prevenir doenças localizadas na boca, como cárie, câncer bucal, doenças do periodonto. Na ocasião, também enfatizamos a maneira correta de escovar os dentes e sobre a importância do primeiro molar permanente”, frisou.

 A agente de portaria, Elizabeth da Rocha, de 35 anos, está hospitalizada no HPEG há 24 dias. Após sofrer um acidente de motocicleta, ela precisou colocar na fratura um aparelho Ilizarov, ou seja, um fixador externo em aço. Para ela, a ação trouxe um alerta. "Às vezes, pensamos que fazemos o correto ao realizarmos ações simples, como escovar os dentes. Mas, estamos errando. Essa ação do hospital Galileu esclareceu muitas dúvidas. Isso é muito importante", comentou. 

Jardilene Lopes está acompanhando o filho na unidade, um adolescente de 16 anos. Para ela, as explicações do dentista foram de grande relevância. "Gostei muito das explicações do doutor. Aprendi muita coisa que eu não sabia. É muito importante essa iniciativa do hospital", enfatizou.

Dados - Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras enfermidades. Uma prática simples, a visita regular ao dentista, poderia diminuir, substancialmente, esses números.

Perfil - O Hospital Galileu é uma unidade pública do Governo do Estado gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom Hospital Público Estadual Galileu (HPEG)