Universidade do Estado do Pará promove seminário pelo Dia Mundial da Água
Evento será na próxima quarta-feira (22) no Laboratório de Qualidade da Água da Amazônia (Labágua), entregue pelo governo estadual em 2021
O Laboratório de Água da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que funciona no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (Fundação PCT Guamá), realiza nesta quarta-feira, 22, o I Seminário do Laboratório de Qualidade da Água da Amazônia, na data alusiva ao Dia Mundial da Água. O credenciamento para os participantes do evento, que é aberto para toda comunidade, começa às 9h.
A programação do evento realizará, a partir das 10h, a mesa de abertura sobre o Laboratório de Qualidade da Água da Amazônia (Labágua), com a participação da professora e coordenadora do Laboratório, Hebe Morganne, o professor Wilame Ribeiro, diretor de Desenvolvimento à Pós-graduação da Uepa, Eliane Coutinho, diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa, Marcel Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), José Almeida, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Hélio Leite, Secretário de Estado Ciência, Tecnologia Educação Superior e Tecnológica (Sectet).
Prof Hhebe Morgane - labagua uepa Em seguida, o Seminário receberá a apresentação de projetos com o tema "A importância das análises laboratoriais das diversas áreas de pesquisas". O primeiro palestrante será Eder Silva de Oliveira, para apresentar “Novas Tecnologias para Análise de Água”, seguido por Ândrea Ribeiro, que discutirá a “Inovação Genômica para as Análises da Qualidade da Água”. Finalizando a programação, as palestrantes Karla Renata Carneiro e Danielle Salgado irão abordar o “Saneamento e Qualidade Microbiológica das Águas Superficiais do Rio Guamá, em Belém do Pará”.
A Universidade do Estado do Pará entregou o Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia em maio de 2021, sendo o primeiro de referência especializado em análise química das águas e efluentes, promovendo pesquisas de recursos hídricos, sensoriamento remoto, geoestatística, geoprocessamento e qualidade da água. O local está instalado no primeiro piso do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.