Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO

Cerimônia marca formatura de alunos do Bacharelado em Música do Instituto Carlos Gomes

Turma de 13 alunos comemorou superação no aprendizado com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus

Por Mayave Ribeiro (FCG)
20/03/2023 11h21

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou na noite da última sexta-feira (17) a formatura dos alunos que concluíram o Curso de Bacharelado em Música da Instituição, em 2022. Os 13 alunos formandos do curso superior do IECG participaram da solenidade de formatura na Igreja de Santo Alexandre, em Belém.

A turma de 2022, chamada José Roberto Santos Ribeiro, teve como paraninfo o professor Robenare Marques e como patrono o Dr. Vicente José Malheiros da Fonseca. Na cerimônia de outorga de grau, os formandos apresentaram as peças musicais “Lua” e “Balança, balança morena”, compostas pelo patrono da turma.

Victória Corrêa, 22 anos, formada em violoncelo, conta que o momento encerra uma jornada de muitos desafios para ela e para os seus colegas. “Nós tivemos que enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia. Mesmo com as perdas e desafios, seguimos firme no curso e, hoje, conquistamos nosso tão sonhado grau superior em música. Estamos muito felizes e animados para começar a próxima etapa das nossas vidas como músicos formados”, disse.
 
A superintendente da Fundação Carlos Gomes, professora Glória Caputo, falou aos formandos sobre a evolução do curso ao longo do tempo. “Fico feliz em ver mais uma turma formada pelo Instituto, com músicos de diferentes habilitações em instrumentos. Vocês, agora, farão parte de cerca de mais de 100 profissionais graduados no nosso Bacharelado. Fico muito feliz por ter acompanhado mais essa turma”, disse a gestora. “Parabéns a vocês, peço que continuem espalhando a linguagem da música, que é a linguagem universal e do futuro, aquela que fala de amor”, concluiu Caputo.

Os alunos formados são: Aline Gonçalves de Melo Portugal (canto lírico), Cleissienne Pereira Mesquita do Nascimento (flauta transversal), Cleyson Rodrigues Ataíde (regência de bandas), Danilo Leão Couto (flauta transversal), Gabriel Becker Rocha (clarinete), Helden Sávio Sarmento Silva (trompa), Jezriel Castro de Souza (trompete), Jonny Lobato da Costa (clarinete), Matheus Barbosa Martins (percussão), Maynara Cristina Malcher de Souza (violoncelo), Thaiz Pereira da Vera Cruz (percussão), Victor Barral de Oeiras (flauta transversal) e Victória Corrêa de Souza (violoncelo).
                                                                                                           
História - Autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, em 2013, o Instituto Estadual Carlos Gomes, mantido pela Fundação Carlos Gomes, oferta o Curso de Bacharelado em Música de forma independente. As habilitações ofertadas são: Canto Lírico, Instrumento (Piano, Flauta Transversal, Clarinete, Fagote, Trompa, Trombone, Trompete, Saxofone, Oboé, Tuba, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão), Composição e Arranjo e Regência de Bandas. O curso tem duração de 4 a 7 anos, funciona no período noturno, nas dependências do IECG e é coordenado pelo professor Francisco Ronaldo Sarmanho de Souza Filho.