Já está com novos brotos a samaumeira transplantada da área do novo Hospital de Tucuruí
A árvore de quase 20 metros de altura está preservada no Bosque Municipal, enquanto prosseguem as obras da unidade de saúde
Está em pleno desenvolvimento a samaumeira transplantada no Bosque Municipal de Tucuruí, no Sudeste do Pará. O procedimento ocorreu no final de janeiro, quando a árvore foi retirada da área onde está sendo construído o novo Hospital Regional de Tucuruí. Nesta sexta-feira (17) foi possível visualizar os primeiros galhos rebrotando.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas, Ruy Cabral, o procedimento foi necessário para o início das obras de fundação da unidade de saúde. “Após diversas análises feitas e com todos os cuidados necessários, licença ambiental expedida, o vegetal foi transplantado para o Bosque Municipal. Uma operação delicada e extensa, mas que hoje, felizmente, tivemos uma resposta mínima, e que deixou nossa equipe técnica muito feliz, sinalizando com o seu primeiro broto. Sinal extremamente positivo de que a árvore está se comportando bem, e ao longo do tempo vai retomar sua forma e seu importante papel no contexto ambiental”, explica o titular da Sedop.
A retirada da árvore para outro local foi necessária para garantir a estrutura que receberá os 260 leitos previstos para o novo hospital. Localizado na área urbana de Tucuruí, o Bosque Municipal é o local ideal para a nova morada da samaúma.
Biólogos e engenheiros florestais envolvidos no processo comprovaram o sucesso da operação, realizada com o auxílio de uma retroescavadeira, uma carreta para transportar a árvore, uma viatura da Companhia de Trânsito e veículos da empresa responsável pelo transporte. O processo de mudança durou quase 24 horas. Com 25 toneladas, a samaúma mede cerca de 20 metros de altura e seu tronco tem 3,84 m de diâmetro.
Nova estrutura - Ruy Cabral acrescenta que a parceria entre o governo do Estado, responsável pelo investimento de recursos no projeto, e a Prefeitura de Tucuruí “terá um resultado positivo”. A construção do Hospital Regional de Tucuruí é uma obra de extrema importância para a Região de Integração Lago de Tucuruí, e quando for concluída vai desafogar o fluxo dos outros hospitais da região e agilizar a assistência à saúde. A nova unidade, com mais de 28 mil metros quadrados, vai ofertar atendimento em várias especialidades e dispor de 227 leitos.
Sobre a transferência da árvore para o Bosque Municipal, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, também ressalta o sucesso da iniciativa, que ao mesmo tempo preserva a memória afetiva da população de Tucuruí e ratifica o compromisso do Governo do Pará com a preservação do meio ambiente. “Foi uma mensagem que passamos de preservação de nossas riquezas naturais enquanto realizamos projetos que beneficiarão nossa população. Preservaremos a samaúma, enquanto mantemos o número de leitos e serviços de saúde previstos para esta importante unidade que está sendo construída em Tucuruí”, informa Rômulo Rodovalho.
Texto: Mozart Lira (Ascom/Sespa) e Lilian Guedes (Ascom/Sedop)