No Dia do Ouvidor, profissional da Semas participa do Seminário Nacional de Ouvidoria
Evento promovido Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aborda as inovações da área para o fortalecimento do serviço público
No dia dedicado aos profissionais que são os elos entre a sociedade e a Instituição onde trabalham, o coordenador da Ouvidoria Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) busca melhorias no serviço oferecido ao participar do Seminário Nacional de Ouvidoria, que ocorre na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que ocorre nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, respectivamente. O objetivo é trazer as melhores inovações para o fortalecimento do setor público e, consequentemente, a melhoria do serviço oferecido ao cidadão paraense.
O evento traz inúmeros temas para serem discutidos a fim de estabelecer um diálogo e uma união entre as ouvidorias nacionais, entre esses temas podemos destacar: o papel da ouvidoria, o fortalecimento da democracia e Ouvidoria pública: grupos vulneráveis e o acesso ao Estado. Também serão realizadas oficinas, em uma reunião especial das redes de ouvidorias nacionais, sobre atuação das ouvidorias nas governanças de serviço, conselho de usuário e serviço público, entre outros assuntos.
“Um tema muito discutido é que a ouvidoria tem que inovar. E isso vai ao encontro com o que nós estamos fazendo na Secretaria, principalmente com o aplicativo que será lançado, além da capacitação, a escuta ativa. Temos sempre que estar à disposição para colher aquelas pessoas que precisam ser escutadas”, afirmou o ouvidor da Semas, José Moacir Ferreira. O ouvidor geral do estado do Pará, Arthur Houat, também participou do evento.
O seminário tem a presença confirmada da Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, da Diretora na Ouvidoria-Geral da União, Adriana Barbosa Lima, do Superintendente de Modernização da Gestão e Governo Digital da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Thiago Ávila e contará com a presença de muitos outros convidados.