Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Paraenses são destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estudantes podem se inscrever no evento nacional até o próximo dia 17 de março, as provas são realizadas em duas fases, objetiva e discursiva

Por Bruno Magno (SEOP)
10/03/2023 16h50

As inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam no próximo dia 17 de março. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. A inscrição é feita pela escola através do site da OBMEP. As provas são realizadas em duas fases, sendo a primeira objetiva e a segunda prova discursiva. 

Na edição de 2022, o Pará teve 874 premiações, entre medalhistas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. “A Olimpíada transformou minha vida e impacta toda escola participante, seja do interior do Pará à capital. É uma sensação incrível, o reconhecimento de que consegui almejar algo e conquistar aquele objetivo, é sensacional. E isso impactou não só a minha vida, mas a dos meus familiares, fui o orgulho dos meus professores. É muito gratificante de viver”, relata a estudante da EEEM Pedro Amazonas Pedroso, Ingrid Magno, medalhista de bronze em 2018 e em 2021. Ela já participou de 5 edições da OBMEP.

Ingrid sempre teve afinidade com a matemática e pretende seguir a carreira militar na aeronáutica. Ela conta como foi sua preparação, além das aulas na escola. “Quando entrei na escola pública, tive incentivo de uma professora e fui estudando em casa com provas anteriores, resolvendo, fazendo exercícios e percebia certos padrões, peguei certas técnicas e assim fui passando pelas fases e consegui as medalhas”, disse. O site da OBMEP disponibiliza uma série de materiais didáticos, como simulados, vídeos, banco de questões, apostilas e provas para auxiliar os interessados. As questões propostas nas provas apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são compatíveis com os respectivos níveis de escolaridade.

Além das premiações, os medalhistas participam de um programa de iniciação científica em matemática, com aulas aprofundadas na disciplina e também recebem uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Quero fazer um convite para alunos da rede estadual, a OBMEP é a maior olimpíada estudantil do país. Se você tem afinidade com matemática ou quer aprender mais a disciplina de forma diferente, estude e participe porque vai mudar a sua vida, agregar valor no seu currículo e também mudar o pensamento a cerca das coisas ao seu redor, os ensinamentos que vai levar para a vida toda”, convida a medalhista Ingrid.  

OBMEP no Pará

Até o momento, 50% das escolas paraenses inscreveram alunos para participar da Olimpíada, mas apenas 12% das escolas são estaduais, número considerado pequeno em relação ao restante do Brasil, segundo aponta o professor Manoel Silvino de Araújo, coordenador regional da OBMEP. “Pretendemos atingir um patamar maior de inscrições e consequentemente de premiações. A Seduc vem colaborando conosco na campanha de divulgação. Isso é muito importante. Pedimos que as secretarias municipais de educação também auxiliem nesse processo. Além disso, conta muito as contribuições dos professores de matemática, pois eles têm a capacidade de dar um maior incentivo, porque já estão mais próximo dos alunos”, afirma.

Cada edição também premia professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos. “É importante que as escolas cadastrem seus professores para concorrer. Isso também é uma grande contribuição para o sucesso da Olimpíada. A premiação contemplará apenas os professores que tenham sido tempestivamente indicados pelas escolas participantes no sistema disponibilizado no site da 18ª OBMEP”, explica Manoel.

O coordenador fala sobre os diferenciais desse ano. “Em 2023, a principal novidade é que haverá medalhas de ouro regionais. Embora os ganhadores dessas medalhas não ganhem bolsas, é um marco importante na valorização dos nossos estudantes”, comenta. 

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Em 2022, a 17ª OBMEP contou com 18,1 milhões de participantes e atingiu 54 mil escolas, em 99,78% dos municípios brasileiros.

Texto de Sâmia Maffra / Ascom Seduc