Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos encerra programação de prevenção às doenças renais

Depoimento e palestras fizeram parte da iniciativa da unidade hospitalar que atende a 13 especialidades médicas, a partir de equipes multiprofissionais

Por Ascom (Ascom)
10/03/2023 16h18

Nesta sexta-feira (10), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, encerrou suas atividades alusivas à programação do Dia Mundial do Rim. A ação contou com o depoimento sobre a trajetória de espera pelo transplante e a rotina na sessão hemodiálise de uma paciente que fez o transplante há dois meses e palestras para os usuários e colaboradores. 

Benedito Raposo, de 87 anos, que realiza hemodiálise há quase cinco anos, sendo desses, dois no HRAS, considerou a iniciativa importante, principalmente porque orienta também os acompanhantes. “Ter pessoas que nos ajudam e nos acompanham nessa caminhada é fundamental. Isso nos dar forças”, disse.

A esposa de Benedito, Maria Ivanete, de 62 anos, contou que a rotina de quem cuida de pacientes renais crônicos, às vezes, não é fácil devido as mudanças de hábito que a pessoa precisa ter. “Eu cuido dele, mas tem vezes que ele é um pouco teimoso. Então, fico controlando a alimentação, quando necessário eu dou banho nele para não infeccionar os acessos. Diante da palestra, percebi que até eu preciso melhorar, ainda bebo pouca água”, observou. 

Ação - A coordenadora do serviço de hemodiálise, Lucineia Veloso, destacou que a iniciativa teve o objetivo de esclarecer sobre os cuidados com os pacientes renais crônicos e alertar para cuidados com saúde dos rins. “Além disso, abordamos sobre os benefícios da realização do transplante para pacientes renais crônicos. Reforçamos entre os nossos colaboradores as formas de manejo e como identificar a particularidade desses pacientes e como trata-los durante o período de internação no hospital”, explicou.

Sobre a Campanha 

O nefrologista Luis Cláudio, e responsável pelo setor de hemodiálise, explicou que a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) desse ano, aborda sobre os cuidados com os vulneráveis e prepará-los para os desafios inesperados, decorrentes de alguma tragédia como a que aconteceu na Rússia e Turquia. Geralmente esses pacientes são bastante dependentes do sistema de saúde, como é o caso dos renais crônicos. 

"São pacientes que sofrem muito com qualquer tipo de abalo. Como aconteceu em São Paulo com as chuvas e alagamentos e esses pacientes deixam de fazer as sessões e acabam muito prejudicados. Localmente, como sociedade também colocamos um tema bastante especifico, com o objetivo de difundir saúde dos rins e exame de creatinina para todos, para fazer a detecção precoce e tratamento adequado. Com foco na prevenção e na popularização da informação" frisou.

O nefrologista ainda enfatiza que na unidade, a principal causa é a necessidade de fazer hemodiálise de urgência. E a nível ambulatorial é realmente a doença renal crônica causada principalmente pelo diabetes. "50% dos nossos pacientes que estão no programa são diabéticos", observou.

O diretor-geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, reforça que um dos órgãos mais importantes do corpo humano é o ruim. "O comprometimento desse órgão pode trazer vários prejuízos para a vida das pessoas. Por esse motivo, trabalhamos com muito empenho para que o serviço do HRAS seja o mais satisfatório e a experiência desse paciente seja mais agradável", ponderou o gestor. 

SERVIÇO

O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas, e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.