Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REDE DE PROTEÇÃO

Polícia Civil leva orientações sobre segurança e direitos para mulheres no Pará

Com as ações na capital e interior, o objetivo é sensibilizar a comunidade, incentivando denúncias e fortalecendo a proteção à mulher

Por Marcelo Leite (COSANPA)
10/03/2023 12h34

Com mais de 30 ações programadas para os próximos dias, a Polícia Civil do Pará levará, ao longo do mês de Março, orientações para diferentes comunidades de municípios da região metropolitana e do interior sobre os serviços prestados pela instituição para garantir a segurança de mulheres e a preservação de direitos. 

Entre os vários temas que serão abordados estão o direito das mulheres, a violência doméstica e familiar, relacionamentos abusivos, o fluxo de atendimento, mercado de trabalho, presença da mulher na formação da sociedade e o papel da Delegacia da Mulher (DEAM) na comunidade. 

As ações integram uma série de outras atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Polícia Civil desde o início do mês, quando foi realizado o Workshop sobre Feminicídio e Violência de Gênero, com o objetivo de ampliar a qualificação de agentes que atuam no atendimento de vítimas de crimes praticados em função do gênero. 

Com as ações no interior, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o tema, incentivando denúncias e fortalecendo a rede de proteção à mulher.

“Esse é um período importante para falarmos sobre questões relacionadas à proteção de mulheres porque o tema está sendo tratado de diferentes formas pela sociedade. Por isso, incentivamos nossas equipes a organizarem ações e se participarem de outras organizadas em suas localidades”, frisou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende. 

“Nosso objetivo é incentivar não somente as denúncias, mas nos colocarmos à disposição da sociedade para o enfrentamento a esses crimes. Com esses dois pontos, certamente vamos conseguir ampliar a atuação das nossas equipes no registro, investigação e identificação dos autores desses crimes”, acrescentou o delegado-geral. 

Novas delegacias - Durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada na última quarta-feira (8), o governador do Pará, Helder Barbalho informou a criação de três novas delegacias de Polícia Civil destinadas ao atendimento de mulheres. O anúncio foi feito juntamente com a entrega de uma série de outras medidas divulgadas visando à proteção, a garantia de direitos e o empoderamento das mulheres no estado. 

Entre as novas unidades anunciadas estão Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem), que terá sede em Belém e será responsável por investigar crimes como feminicídios tentados e consumados, além de outros crimes praticados em decorrência do gênero como mortes aparentemente acidentais, desaparecimento seguido de morte, lesão corporal com morte e outros. 

As outras duas unidades criadas foram as Delegacias da Mulher dos municípios de Cametá e São Félix do Xingu. Com as novas unidades, a Polícia Civil conta agora com 23 unidades destinadas exclusivamente ao atendimento de mulheres e outras vítimas de violência contra o gênero, sendo 18 no interior e cinco na Região Metropolitana de Belém.