Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Regional Público da Transamazônica orienta população durante Dia Mundial do Rim

Programação contou com palestras sobre exames de diagnóstico, grupos de risco e sintomas para identificar a doença renal

Por Governo do Pará (SECOM)
10/03/2023 08h46

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região de integração do Xingu, realizou uma programação alusiva ao Dia Mundial do Rim, na última quinta-feira (09). O objetivo foi conscientizar a população e profissionais sobre os sintomas e cuidados com a doença renal crônica. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) revelam que um em cada 10 brasileiros é acometido pela doença.

Os pacientes foram recepcionados pela Banda do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS), e o evento ainda contou com palestras de orientação sobre exames de diagnóstico, grupos de risco e sintomas para identificar a doença renal.

Referência para nove municípios do Xingu, o Regional da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), e único a oferecer o serviço de hemodiálise gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Eduardo dos Anjos, nefrologista do HRPT, explica que a maioria dos pacientes que são encaminhados para a hemodiálise descobriu a doença tardiamente.

“Infelizmente, muitas pessoas possuem problema na função renal sem saber. Por isso, é importante realizar exames de rotina, como o de glicemia e verificação de pressão, por exemplo, que permitem identificar o risco de desenvolver a doença”, explica o especialista.

“Realizamos o acompanhamento de 120 pacientes dialíticos, que realizam sessões três vezes na semana, em quatro turnos. Nosso objetivo é prevenir doenças e não só tratá-las”, pontua Flávia Viel, coordenadora da hemodiálise.

Paulo Silva, 45 anos, observou atentamente a orientação dos profissionais. Segundo ele, ações como essa são importantes para levar conhecimento à população. "Sem dúvidas, ajuda demais na prevenção. Depois de hoje, vou dar mais atenção à minha alimentação e da minha família, e sempre falar da importância de beber água", afirmou.

Este ano, com o tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, a campanha faz alusão aos desafios enfrentados pelos profissionais com a pandemia de Covid-19 e com as catástrofes naturais que demonstraram a necessidade da sociedade estar preparada para o inesperado.

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Texto: Karine Sued/Ascom HRPT