Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Ophir Loyola promove ação alusiva ao Dia Mundial do Rim, em Belém

Campanha interna orientou pacientes, acompanhantes e servidores sobre cuidados para manter a saúde renal em dia

Por Ascom (Ascom)
09/03/2023 16h03

O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, na manhã desta quinta-feira (9), ação de conscientização e prevenção às doenças renais. A programação ocorreu no hall de entrada do hospital e acendeu alerta para a doença renal crônica, que acomete uma a cada dez pessoas no mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Neste ano, a campanha de saúde global apresenta o tema “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos”. “Por meio da medição das taxas de creatinina no sangue conseguimos mensurar a função dos rins. Consideramos também a uréia, o potássio, dentre outras substâncias. Com o exame de urina, observamos se há perda de proteína; e a ultrassonografia pode mostrar se há alguma alteração estrutural nos rins. São exames que se completam e auxiliam no diagnóstico”, ressaltou a  nefrologista Márcia Rodrigues, responsável técnica pelo Serviço de Hemodiálise do Hospital Ophir Loyola.

Ainda segundo a especialista, quando há o controle das doenças que levam ao adoecimento dos rins, como o diabetes e a hipertensão, o tratamento adequado consegue diminuir a progressão da doença renal crônica, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. 

“Campanhas como a que estamos realizando hoje no hospital alertam a população e os profissionais de saúde para que tenham atenção para o com o rim e observem quais os pacientes são mais vulneráveis. Isso tudo, juntamente com o exame de creatinina, contribui para o melhor rastreamento e encaminhamento adequado do paciente”, disse Márcia.

Aconselhamento - a ação da equipe do CTRS incluiu distribuição de materiais informativos, aferição de pressão arterial e orientação sobre cuidados com os rins e manutenção de hábitos saudáveis, principalmente entre diabéticos, obesos, hipertensos, tabagistas e idosos, que são grupos de risco.

Geová Rodrigues, de 72 anos, é paciente do hospital há pouco mais de um ano, quando, durante exames de rotina, descobriu uma neoplasia maligna no rim direito. “Fazia exames a cada seis meses e o médico suspeitou de um cisto que apareceu. Ele pediu para que eu fizesse outros exames e foi assim que eu descobri um tumor no rim direito. Fui encaminhado aqui para o Ophir Loyola e passei por cirurgia para a retirada”, contou.

A esposa do motorista aposentado, Rosinete, conta que os hábitos do casal mudaram radicalmente após a descoberta da doença. “Como ele é renal crônico, eu passei a ter mais atenção e a cuidar mais da alimentação. Bebemos muita água, comemos bastante frutas e sempre faço comida com menos sal. Foi bom passar por aqui e pegar mais informações sobre o exame (de creatinina) que pode ajudar a descobrir se temos problemas nos rins”, afirmou a dona de casa.

“Não se esqueça da saúde dos rins. Se você tem diabetes, hipertensão, histórico na família de alguma doença que ataque este órgão, vá ao médico e faça os exames. Muitas doenças são silenciosas e precisamos estar atentos para que, caso haja alguma alteração, consigamos identificá-las em estágios iniciais. Com a ajuda de um nefrologista é possível compensar e reverter as causas que adoecem o rim”, recomendou a médica. 

Texto de Ellyson Ramos /  Ascom HOL