Em Marituba, curso de Modelagem e Impressão 3D é promovido na UsiPaz Antônia Corrêa
Disseminar conhecimento para estimular as habilidades dos cidadãos de Marituba no setor de tecnologia, esse é o foco do curso de Impressão e Modelagem 3D que iniciou nesta quinta-feira (09), na sala de tecnologia da Usina da Paz Antônia Corrêa, localizada no bairro Nova União.
O projeto seguirá até o dia 11 do próximo mês, e conta com um certificado de capacitação para todos os seus participantes ao fim da qualificação. “O módulo que iniciou hoje é para aqueles que nunca tiveram contato e estão iniciando nessa área para aprender mais sobre essa tecnologia, enquanto o módulo avançado trabalha com conceitos mais complexos nesse sentido”, explicou Alberto Mateus, professor responsável pelo curso de Modelagem e Impressão 3D.
Ele conta que o curso é muito bom para a sociedade como um todo, principalmente para os jovens. "Ele desenvolve a criatividade deles e ajuda em disciplinas de exatas como matemática, já que envolve geometria espacial. Há também alunos da terceira idade, que participam das aulas e conseguem desenvolver os seus conhecimentos em tecnologia através dessa formação, pois é algo novo para eles, ajudando no seu dia a dia”, afirmou o professor.
O que é Modelagem 3D – Trata-se do processo de criação de um objeto em 3 dimensões, por meio de programas específicos com esta função. É possível criar e mesclar modelos baixados diretamente da Internet ou escaneando e fotografando objetos em diferentes ângulos, onde os seus protótipos são planejados na Impressora 3D, com fibra natural, para a criação de chaveiros, porta canetas, vasos, brinquedos, entre outros objetos.
Jessian Morais, assistente administrativo do setor de tecnologia da UsiPaz, acredita que o propósito desse serviço é ampliar o conhecimento da população local acerca da tecnologia. "Nosso objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam habilidades em tecnologias que irão agregar no cotidiano deles, seja na sua casa ou no seu trabalho, mas que facilite a vida deles, além de aprender a utilizar algoritmos, conceitos básicos de manuseio de computador, agilidade na digitação, carregamento em nuvem ou SSD. Os cursos tem o intuito de não apenas capacitar profissionalmente o aluno, mas também aguçar uma busca por mais conhecimento, qualificando a pessoa, mesmo que ela não siga na área", explicou.
O curso é realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e o projeto Amazon Maker. As aulas são realizadas nas nove Usinas Paz, em funcionamento.
Em Marituba ainda há vagas disponíveis para as aulas, com inscrições abertas que podem ser realizadas na recepção da UsiPaz, localizada no bairro Nova União Setor V, na rua Bom Sossego. Os documentos necessários para inscrição são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação. Outros serviços como emissão de documentos, consultas médicas e cursos de culinária, esporte e dança também estão disponíveis gratuitamente à população.
Texto: Lucas Ferreira (Estagiário sob supervisão de Paulo Garcia)