Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Hospital de Clínicas aborda cuidados com o rim para evitar doenças renais

Serviço de nefrologia do HC é referência no estado. Cerca de 200 pessoas passam, mensalmente, pelo atendimento ambulatorial da especialidade

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
09/03/2023 12h13

Os rins estão entre os órgãos mais importantes para o bom funcionamento do organismo. Eles são responsáveis pela filtragem do sangue, eliminando substâncias que, em grandes quantidades, são extremamente prejudiciais ao corpo humano, como a ureia, amônia e o ácido úrico. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que a Doença Renal Crônica (CDR), ou doença do rim, atinge 7,2 % para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos. 

Profissionais atuantes na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), referência em nefrologia no estado do Pará, evidenciam a importância dos cuidados com a saúde para evitar doenças renais. “A hipertensão e diabetes são as principais causas de doenças renais crônicas. Por isso, é fundamental que possamos atuar na prevenção e, caso a pessoa já tenha sido diagnosticada com alguma delas, atuar no cuidado”, ressalta a nefrologista Salomé Soares, coordenadora do serviço de nefrologia do HC. 

“Para saber se já existe algum comprometimento no rim, é preciso realizar um simples exame laboratorial, que irá identificar o nível de creatinina no sangue, indicando um diagnóstico precoce e acompanhamento profissional. Caso tenha alteração, o paciente deve ser encaminhado para o especialista”, acrescentou.

Sintomas -  Em muitos casos, as doenças renais não apresentam muitos sintomas em suas fases iniciais. Entretanto, existem sinais de que podem ser um indicativo como: pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, fraqueza constante, náuseas e vômitos frequentes, dificuldade de urinar, queimação ou dor quando urina, alterações na urina (sangue, urina com muita espuma, dificuldade de urinar).

Ainda de acordo com a especialista, “é fundamental que todo paciente diabético, hipertenso ou com histórico de doença renal na família tenha acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano”, finalizou. 

Prevenção - Além de exames laboratoriais, algumas práticas, quando inseridas na rotina, podem ajudar na prevenção de doenças dos rins. São elas: 

-Controle do açúcar no sangue;
-Praticar atividades físicas;
-Beber, diariamente, bastante água;
-Não fumar;
-Não usar remédios sem orientação médica;
-Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
-Controlar o consumo de sal;

Infraestrutura - Por ser referência estadual, o serviço de nefrologia da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, por meio do Centro Monteiro Leite, dispõe de uma infraestrutura para pacientes renais com 35 máquinas dialisadoras, responsáveis pelo procedimento de hemodiálise, que irá filtrar e limpar o sangue, fazendo parte do trabalho que um rim doente não pode fazer. De janeiro até dezembro de 2022, o centro registrou a marca de 22.906 sessões de hemodiálise em usuários já cadastrados.

Dia Mundial do Rim - A data, comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, foi idealizada pela Internacional Society of Nephrology (ISN), e tem como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças. Ao longo do mês, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna realizará ações alusivas à data, como palestras e atividades de conscientização.