Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Seac apresenta "Usina das Manas" em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Mulheres quilombolas, ribeirinhas, LGBTQIA+ e indígenas estão no foco das discussões. Todas as atividades são gratuitas.

Por Dani Franco (SEAC)
09/03/2023 11h00

Para ressaltar a importância do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) elaborou uma programação especialmente voltada às pautas do mês com rodas de conversa, palestras, cursos, oficinas de formação, serviços de atendimento médico e emissão de documentos. As atividades iniciam no próximo sábado (11) na UsiPaz Cabanagem, e seguem até o dia 25, na UsiPaz Jurunas/Condor.

Segundo Igor Normando, titular da Seac, a ideia da "Usina das Manas" é referendar a data que marca a luta pelos direitos das mulheres. “Nós sabemos que este não é um momento de festas, mas sim, uma oportunidade de reflexão sobre o nosso papel social e o quanto os direitos das mulheres são impactados. Por isso, procuramos montar uma programação que pudesse atender o máximo possível da diversidade do universo feminino, pois nós entendemos que cada mulher é única e que cada grupo de mulheres possui necessidades diferentes”, avalia o secretário. 

Voltada para nichos específicos, cada Usina da Paz receberá uma programação especial. Na UsiPaz Cabanagem, o direcionamento será dado às mulheres LGBTQIA+, com emissão de carteira de identidade com nome social, consultas com endocrinologistas, ginecologistas e outras especialidades, além de aulas de yoga, gastronomia e palestras sobre saúde reprodutiva e transição.

Já na Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no Benguí, a ação é direcionada às indígenas Warao, com palestra da secretária dos Povos Originários Puyr Tembé, enquanto que na UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, as catadoras de resíduos sólidos são o principal público.

De acordo com a secretária adjunta de Cidadania, Alessandra Amaral, "um dos pontos importantes desta atividade é a descentralização. Estamos, por exemplo, indo pela primeira vez à Ilha do Combu, ouvindo e partilhando as batalhas das mulheres ribeirinhas que já frequentam a UsiPaz Guamá, mas que agora terão a oportunidade de receber serviços direto na sua comunidade", explica.

“Queremos que a comunidade também se aproprie das Usinas da Paz, que conheçam os serviços oferecidos e possam utilizá-los. Este também é um momento de aproximação, para mostrar que estamos caminhando juntos, respeitando todos os grupos e, principalmente, apresentando oportunidades para o fomento da cidadania e da garantia dos direitos femininos”, enfatiza Igor Normando.

 Programação - Todas as Usinas da Paz de Belém e Ananindeua receberão serviços de emissão de documentos de RG e nome social, consultas médicas com especialistas (ginecologistas, endocrinologistas e proctologistas), regulação de exames preventivos e de imagem, vacinação, testagem rápida e aconselhamento, avaliação nutricional e palestras de saúde reprodutiva.

Abaixo segue a programação da "Usina das Manas" em cada uma das UsiPaz:

11/03 - sábado - Abertura - Usina da Paz Cabanagem - 9h às 15h
Público referenciado: mulheres LGBTQIA+
Serviços especiais: palestras de saúde reprodutiva e transição; aulas de gastronomia e yoga, palestra com Sejudh;

12/03 - domingo - Usina da Paz Terra Firme 8h às 17h
Público referenciado: mulheres negras e quilombolas
Serviços especiais: rodas de conversa com representantes do Movimento de Mulheres Negras, Estatuto da Igualdade Racial e as Mulheres Negras no Pará, Sapato Preto, Mocambo, Cedenpa, Cineclube TF; oficinas de trançado nagô; oficinas de boneca Abayomi; Slam Dandaras do Norte;

15/03 - quarta-feira - Usina da Paz Padre Bruno Sechi (Benguí) - 9h às 15h
Público referenciado: povos originários 
Serviços especiais: exposição de artesanato do povo Warao; palestra com a secretária dos Povos Originários Puyr Tembé;

18/03 - sábado - Ilha do Combu (Usina da Paz Guamá) - 8h às 15h
Público referenciado: mulheres ribeirinhas
Serviços especiais: roda de conversa sobre violência e exploração sexual; roda de conversa sobre o setor produtivo de cacau e andiroba, exposição de artesanato; 

19/03 - domingo - Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará) - 8h às 15h
Público referenciado: mulheres catadoras de resíduos sólidos
Serviços especiais: roda de conversa sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, exposição de artesanato;

25.03 - sábado - Usina da Paz Jurunas/Condor - 9h às 18h
Público referenciado: produtoras de cultura
Serviços especiais: roda de conversa com fazedoras de cultura dos bairros do Jurunas e Condor: produções culturais na periferia, Joyce Cursino (Negritar Produções), Carol Sales (Mocambo), Gueto Hub e Secult.

A programação da "Usina da Manas" é realizada pela Seac em parceria com a Secretarias Estaduais de: Cultura (Secult), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde (Sespa), Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Povos Originários; e também Fundação Cultural do Pará (FCP), Defensoria Pública do Estado, Unicef e Organização das Nações Unidas (ONU).