Fasepa debate fortalecimento da atuação dos pedagogos no atendimento socioeducativo
O 4º Encontro de Pedagogos da Fasepa, realizado em Belém, abordou ações pedagógicas e interdisciplinares na socioeducação
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), realizou na terça-feira (07), na Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), em Belém, o 4º Encontro de Pedagogos da Fasepa, com o objetivo de refletir e dialogar sobre as ações pedagógicas e interdisciplinares no fazer socioeducativo, fortalecendo a atuação dos pedagogos conforme o que preconiza o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase) e Projeto Político e Institucional (PPI) da Fundação.O 4º Encontro de Pedagogos da Fasepa foi realizado na Escola de Governança Pública do Pará
Na socioeducação, o atendimento é subsidiado por meio de uma rede articulada, que envolve profissionais das áreas jurídicas, saúde e educação. A pedagogia neste contexto promove o direito à educação, cuja função é possibilitar o desenvolvimento integral dos socioeducandos.
Geraldo Barros, pedagogo da Fasepa: buscar objetivos da socioeducaçãoSegundo Geraldo Barros, doutor em Serviço Social e pedagogo da Fasepa, a pedagogia é um dos campos mais importantes do trabalho socioeducativo, pois é considerado o carro-chefe, pelo qual se desenvolvem todas as ações. Neste sentido, o encontro fortalece e aperfeiçoa as ações a serem executadas na Fasepa. "Buscamos alinhamento das nossas ações, teórica, metodológica, e repensar nossas formas de planejamento, de avaliação e diagnose, no sentido de darmos conta, cada vez mais, dos objetivos buscados pela socioeducação", reiterou Geraldo Barros.
A Fundação acredita que os profissionais da educação, munidos de conhecimentos sobre a socioeducação em todos os seus aspectos, desenvolvendo estratégias pedagógicas previamente planejadas, fará total diferença no processo de socialização e educação dos adolescentes e jovens privados de liberdade, além de promover uma conexão direta entre todos os profissionais envolvidos no processo.
Assistente social Évila Barbosa destacou o trabalho interdisciplinarCooperação técnica - Conforme Évila Barbosa, assistente social e assessora técnica da DAS, o encontro visa promover um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, buscando a cooperação técnica entre as diferentes áreas. “Participar nesse diálogo como assistente social é trazer a importância do trabalho interdisciplinar, e também discutir a importância do trabalho com toda a equipe que faz esse trabalho socioeducativo. É de extrema importância abordar o tema chamado Transdisciplinaridade, trazendo alguns autores e mostrando que o nosso fazer não é uma prática pela prática. Ele precisa ser ancorado em metodologias com base científica, para que a gente possa elevar o nível da qualidade do atendimento socioeducativo no Pará”, disse a assessora técnica.
De acordo com a coordenadora técnica da DAS, Kátia Porfírio, o encontro visa discutir com os pedagogos o processo socioeducativo dentro da perspectiva da área da pedagogia, mas também estabelecer uma conexão direta entre os profissionais, que compartilham suas experiências no dia a dia socioeducativo.
Coordenadora Kátia Porfírio: processo de acolhimento“Ficamos realizados nesse momento porque nós estamos aqui com todas as 15 unidades de atendimento socioeducativo, representadas na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém”, informou a coordenadora, destacando também que, nesta edição do encontro, a Fasepa dá boas-vindas aos pedagogos aprovados no concurso de 2023, que tomaram posse em 2024. “A nossa instituição só tem a avançar cada vez mais nesse processo de acolhimento, de integração, e ação continuada dos pedagogos que executam sua prática no atendimento socioeducativo nas unidades operacionais da Fasepa”, reforçou Kátia Porfírio.
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa