Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Programação no Hospital Regional do Tapajós reúne quase 200 mulheres

Oficinas, palestras, cine debate e ações de estética foram oferecidas a usuárias, acompanhantes e funcionárias

Por Governo do Pará (SECOM)
08/03/2023 23h27

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 08 de março, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste paraense, encerrou nesta quarta-feira a série de atividades para homenagear, capacitar e empoderar usuárias, acompanhantes e funcionárias. A programação começou na última segunda-feira (06), e reuniu cerca de 200 mulheres.

Um roda de conversa sobre empoderamento feminino e a importância do papel da mulher na sociedade abriu a atividade. “Como profissional da saúde, sei o quanto o trabalho das mulheres é fundamental para o cuidado com o próximo e a promoção da saúde em nossa comunidade. O HRT valoriza e reconhece a importância desse papel, por isso dedicamos essa semana a homenagear, capacitar e empoderar nossas colaboradoras, pacientes e usuárias”, informou Raissa Goedert, diretora Assistencial.

Durante a programação, um vídeo com fotos das mulheres que atuam na unidade foi exibido, e logo depois houve o cine debate sobre a importância da autoestima e do cuidado com a saúde. Os encontros foram conduzidos por especialistas da área. As funcionárias também participaram de ginastica laboral, para aliviar o estresse e promover equilíbrio físico e mental. 

Para Marcela Cristina, palestrante e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRT, o evento foi um sucesso.“Preparamos uma programação voltada para a mulher, valorizando tanto a capacitação quanto o momento de distração, com a ginástica laboral”, informou.

Pacientes e acompanhantes participaram de oficina de crochê e assistiram à palestra sobre cuidados com a pele e realização de mamografia. A programação envolveu ambulatório, área de exames e UTIs Neonatal e Pediátrica.

Para a acompanhante Rita Ricarte, "foi muito legal aprender algo novo e ainda ter a oportunidade de conhecer outras mulheres, trocar experiências e se divertir".

Saúde e mensagens - A importância do exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero (PCCU) também foi abordada, seguida de sorteio de brindes, entrega de mensagens homenageando as mulheres e café da manhã especial.

Ithayana Delina, analista de Humanização da unidade, disse que a semana da mulher foi pensada inteiramente por mulheres que atuam no HRT. “Nossa intenção foi resgatar a autoestima das nossas colaboradoras e pacientes, oferecendo um momento de capacitação, interação e reconhecimento”, explicou.

Atualmente, o HRT conta com 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, oito ginecológicos e obstétricos e cinco leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com o método Canguru. Dispõe, ainda, de 16 leitos de pronto atendimento, sendo seis adultos, seis pediátricos e quatro de estabilização (Sala Vermelha), totalizando 169 leitos operacionais.

Serviço: O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende a casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/HRT