Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Alerta Pará Mulher: Pará lança sistema que agiliza atendimento de mulheres com medidas protetivas

A ferramenta visa agilizar o atendimento a vítima que estiver em situação de risco, garantindo com que após o acionamento do botão de pânico

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/03/2023 16h53

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, lançou nesta quarta-feira (8), o Sistema “Alerta Pará Mulher”, com o objetivo de expandir e garantir celeridade no atendimento as mulheres que possuem medidas protetivas por meio da Lei Maria da Penha e estão cadastradas no aplicado “SOS Maria da Penha”. O lançamento da ferramenta ocorreu durante cerimônia alusiva a data, junto ao anúncio de outra politicas públicas voltadas ao público feminino, no Palácio do Governo. 

A nova ferramenta “Alerta Pará Mulher” que, inicialmente, é voltada para mulheres vítimas de violência doméstica, as quais estão cadastradas e já são acompanhadas por meio do SOS Maria da Penha desenvolvido pela Polícia Militar, visa agilizar o atendimento a vítima que estiver em situação de risco, garantindo com que após o acionamento do botão de pânico, que antes era direcionado aos agentes da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), agora também chegará ao Centro Integrado de Operações (CIOp), garantindo com que o tempo resposta no atendimento da vítima seja breve.   

O Chefe do Executivo, Helder Barbalho, destacou a importância de mais um passo que o Pará dá nesse dia significativo, a partir das ações governamentais na construção de políticas públicas que fortaleçam as ações de proteção que assegurem com que todas as mulheres tenham seus direitos garantidos. 

“Os investimentos contínuos voltados a segurança das mulheres em nosso estado tem sido eficazes para a redução dos crimes contra elas. Os programas como o Pró-Mulher Pará que dispõe das viaturas rosas e faz o atendimento exclusivo de repressão e proteção, a criação de novas unidades policiais como as Delegacias Especializadas, estão entre as ações que conduzem o Estado para a redução dos crimes. Segundo os dados que temos analisado, o crime de feminicídio teve redução de quase 30% no ano de 2022, quando comparado com o ano de 2021, isso demonstra mais uma vez a eficácia das ações desenvolvidas e que estarão sendo aprimoradas”, afirmou o Governador do Estado. 

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a ferramenta soma ao trabalho que está sendo realizado e aprimora, ainda mais, as ações de segurança em prol da mulher paraense. 

“Nós lançamos hoje, neste dia 8 de março, o Sistema Alerta Pará Mulher para que possamos dar cada vez mais ferramentas as mulheres para que elas possam receber o atendimento imediato após denunciarem. Inicialmente, estamos colocando nesse sistema integrado as mulheres que já possuem medidas protetivas, assim como, já participam do aplicativo SOS Maria Da Penha, no qual são monitoradas para que essa medidas protetivas sejam cumpridas, e a partir de agora a gente integra esse sistema para que essas informações cheguem o mais rápido possível ao CIOP para que possamos ter a localização da mulher e para que a viatura mais próxima dela seja encaminhada para que atendamos a ocorrência e evitemos os crimes contra as mulheres”, afirmou o titular da Segup. 

Serviço - Todas as mulheres cadastradas no aplicativo SOS Maria da Penha que estiverem em alguma situação de risco, podem acionar o botão de pânico que direcionará o alerta ao CIEPAS e CIOp,  onde os atendentes farão o contato imediato com a vítima e ao visualizar a localização da mesma na tela do computador, irão acionar e encaminhar a viatura mais próxima para o local da ocorrência, garantindo assim agilidade no atendimento a mulher, evitando com que danos maiores possam ocorrer e a mesma tenha a segurança preservada.