Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Vice-governadora e procuradora-geral adjunta são homenageadas pelo Tribunal de Justiça do Estado

As gestoras estão entre as 30 mulheres que receberam a Medalha Desembargadora Lydia Dias Fernandes

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/03/2023 15h38

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), a vice-governadora, Hana Ghassan, e a procuradora-geral adjunta da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ana Carolina Gluck Paul, foram homenageadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), junto com outras 28 mulheres, com a Medalha Desembargadora Lydia Dias Fernandes. A honraria foi criada com o objetivo de homenagear e preservar, na memória do poder judiciário paraense, mulheres merecedoras de reconhecimento por suas contribuições em diversas áreas de atuação. 

A vice-governadora, que participou da cerimônia de outorga da medalha no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, na sede do TJPA, nesta manhã, ressaltou a alegria de ser uma das homenageadas. "Estou muito feliz em receber essa homenagem, que se estende a todas as mulheres que compõem o poder executivo. Estamos avançando, cada vez mais, com as políticas públicas voltadas para as mulheres. Sabemos que ainda temos muito a avançar, mas também temos motivos a comemorar. Desejo um feliz dia das mulheres a todas e contem comigo para continuar essa luta em defesa da mulher", assegura.

A procuradora-geral adjunta da PGE afirmou se sentir honrada com a indicação para o prêmio, especialmente pela medalha fazer alusão a primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça no Poder Judiciário brasileiro (1979-1981), tornando-se um símbolo histórico das conquistas femininas em todas as áreas de atividades, abrindo o espaço para outras na carreira jurídica.

“Ser homenageada no Dia da Mulher é muito simbólico para quem luta pelas causas femininas, para quem, todos os dias, tenta fazer com que a gente ganhe um pouco mais de espaço e atue em um ambiente de trabalho com mulheres valorizadas. Em média, 20% das mulheres ocupam cargos de chefia nas suas profissões e lutamos para mudar essa realidade. Quando uma mulher chega nesses 20%, ela tem a obrigação de trazer outras junto com ela. Vejo essa homenagem como um reconhecimento a mulheres, mas, sobretudo, como uma forma de dizer para as outras: venham mulheres, vamos juntas conquistar mais espaços”, pontua Ana Carolina Gluck Paul.

Ana Carolina Gluck PaulO procurador-geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer, que também participou da cerimônia, ressaltou ser um dia de festa para o órgão. “A homenagem para a nossa procuradora-geral adjunta é um reconhecimento da sua competência, dedicação, esmero e empenho no trabalho, e alcança a todas as mulheres da PGE. Temos um time, majoritariamente, feminino, formado por mulheres extremamente competentes que fazem a Procuradoria-Geral ser um órgão de destaque do poder executivo. Muito feliz de estar celebrando todas essas mulheres”, comenta.

A decisão pela aprovação dos nomes das agraciadas foi unânime entre os membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, durante a primeira Sessão Extraordinária, ocorrida em 1º de março deste ano. A medalha foi instituída pela Resolução nº 26, de 15 de dezembro de 2021.

“Essas mulheres se destacam nos seus trabalhos por justiça. São pessoas do povo, que sempre fazem tudo pela nossa sociedade. É um prazer celebrar a atuação da vice-governadora e da procuradora-geral adjunta, que estão entre as homenageadas. O poder judiciário tem que se unir a todas as instituições e a todos os poderes para celebrar essas mulheres valorosas, que sempre estão com a gente”, destaca a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do TJPA.