Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos debate sobre gravidez na adolescência e a atuação feminina no mercado no Dia da Mulher

Na unidade, as mulheres representam 78% da força de trabalho

Por Ascom (Ascom)
08/03/2023 15h16

Profissionais do Hospital Regional Dr. Abelardo (HRAS), em Icoaraci, ultrapassaram os limites dos muros da unidade para orientar as adolescentes da Escola Nossa Senhora de Fátima II, também no distrito, sobre a prevenção da gravidez na adolescência.

A iniciativa idealizada pelo setor de humanização, contou com roda de conversa, vídeo e dinâmica de perguntas para abordar o assunto com as alunas do quinto ao nono período. Para encerrar o evento, os meninos da turma foram encorajados a homenagear as colegas de classe, entregando alguns brindes para suas colegas de classe e professora.

Atenta às informações, a aluna Estefani Torres, 12 anos, do quinto ano, identificou bem o alerta. “Eu gostei muito da palestra, hoje eu aprendi que cada coisa tem seu tempo”, afirmou.

Raquel Siqueira, 12 anos, também do mesmo ano, compartilhou o sentimento. "A apresentação foi muito legal, a gente aprendeu muito nessa manhã”, comentou.

AÇÃO

Durante a programação, a psicóloga do HRAS, Evelyn Araújo, ressaltou sobre a importância de debater o assunto e orientar as mulheres mais jovens sobre os seus direitos. “Quando falamos da prevenção da gravidez na adolescência, estamos falando sobre a garantia dos direitos reprodutivos da mulher. E o Dia Internacional da Mulher, é bastante oportuno para abordar o tema, conscientizar as adolescentes sobre o direito de escolher quando engravidar e a sua sexualidade. O empoderamento feminino do próprio corpo é um direito de qualidade de vida, de ser mulher, de ser sujeito na sociedade”, enfatizou.

Valorização - Além da atividade externa, a unidade também promoveu um momento de reflexão entre as colaboradoras para discutir sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho, tendo como facilitadora a psicóloga do HRAS. A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destacou sobre a importância de enfatizar as lutas e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. “Homenagear as mulheres consiste em celebrar as conquistas econômicas, sociais e políticas e dar visibilidade às suas lutas por melhores condições de vida”, ressaltou.

Marcado

“Hoje, o Abelardo Santos conta com um vasto número de mulheres atuando em várias frentes. Elas são 78% dentro da unidade. E isso, é um reflexo notório de sua importância na economia. É progressiva também a responsabilidade feminina no sustento da família e no destaque profissional em diversos setores. As mulheres se sobressaem pela dedicação, pela responsabilidade e pela competência”, ressaltou Jean Cleber, diretor geral do HRAS.

SERVIÇO - O Hospital Regional Abelardo Santos é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e administrada pelo Instituto Mais Saúde, que visa a valorização da mulher no mercado de trabalho e conta com 80% de sua força laboral de mulheres.