Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Projeto piloto do HMIB evidencia formas femininas durante a gravidez no Dia Internacional da Mulher

A técnica é recomendada para grávidas a partir da 34ª semana de gestação

Por Ascom (Ascom)
08/03/2023 10h36

No Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) – Dra. Anna Turan, na região do Baixo Tocantins, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi criada uma iniciativa para eternizar o período da gestação na vida de uma mulher: o Projeto Barriga de Gesso. O objetivo é usar a criatividade aliada às cores, pinturas, formas, desenhos e gesso para valorizar as formas dessa etapa especial.

O projeto na unidade ainda está em fase de adaptação, mas a primeira barriga, confeccionada no Centro Obstétrico já fez sucesso. “A ideia começou através de pesquisas relacionadas ao tema de “eternizar a gravidez”, disse a idealizadora da iniciativa piloto, a enfermeira Patrícia Muniz, que já realiza ações de humanização na instituição, com o objetivo de implantar práticas humanizadas no ambiente hospitalar.

A enfermeira obstetra explica que durante sua pesquisa não encontrou nada relacionado à ideia no Pará, porém, em unidades de saúde de fora do estado, a técnica chamou sua atenção.

“Encontrei a iniciativa em São Paulo e Curitiba, nas casas de parto. São os enfermeiros em cursos para gestantes e de doulas que realizam essa prática. Ela não é nova, mas, sem dúvida, atrai a atenção para ser realizada em diversas instituições que trabalham com partos”, disse Muniz.

No HMIB, a técnica ainda é feita apenas pela enfermeira Patrícia. Ela faz o processo de elaboração, de moldagem e de pintura. “O principal meio para aplicar o projeto é a grávida. Nossa ideia, daqui para frente, é fazer uma mini exposição dessas barrigas, dentro da própria unidade, contando um pouco da história de cada uma dessas mães. Falar um pouco deste período tão importante na vida da mulher, que é a gravidez”, destacou a profissional.

Técnica - As barrigas de gesso são feitas com atadura gessada. É uma espécie de molde da gestante. Uma vez que é feito, é preciso de 48 horas para a secagem total do material. Depois de seco, basta abusar da criatividade e caprichar na decoração com tintas, canetas coloridas, fitas e adesivos. A técnica é recomendada para grávidas a partir da 34ª semana de gestação, ou seja, do sétimo mês em diante. Neste período o formato da barriga fica mais definido.  

“Hoje, o HMIB está em fase de implantação do projeto, mas este pode ser feito durante o curso de gestante, que vamos iniciar ainda este mês, também como forma de evidenciar a importância feminina no mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Ser mãe é um dos pontos mais importantes da vida de uma mulher. E a gestação é um período que deve ser lembrado com muito amor”, comentou a gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma.

Serviço: O HMIB é uma unidade 100% gratuita, do Governo do Estado do Pará, operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), através de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).  Distante a 114 km de Belém, o HMIB é referência de média e alta complexidade de mãe e bebês em 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Texto: Ascom Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) – Dra. Anna Turan