Conselho de Segurança Pública aprova dois cursos de especialização para agentes
Entre os cursos, na modalidade EaD serão oferecidas as especializações em Segurança Pública e em Defesa Civil
Por unanimidade, dois projetos pedagógicos dos cursos de especialização para agentes de segurança pública do Pará foram aprovados na tarde desta terça-feira (07), na segunda reunião ordinária de 2023 do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), em plenária no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.
Entre os cursos estão Especialização em Segurança Pública, na modalidade EaD (educação a distância) e Especialização em Defesa Civil, também na modalidade EaD, ambos oferecidos pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).Os conselheiros aprovaram por unanimidade a oferta de cursos de qualificação para agentes de segurança pública
A previsão de lançamento do edital é para junho deste ano. Serão oferecidas 50 vagas para cada especialização, e as aulas devem começar em agosto. Cada curso tem duração de dez meses, com carga horária de 360 horas e 11 disciplinas, além da apresentação de um artigo científico para conclusão das especializações.
Os cursos lato sensu integram a formação continuada oferecida pelo Iesp. A especialização em Segurança Pública tem como público-alvo o servidor efetivo do Sistema de Segurança Pública, enquanto a de Defesa Civil é voltada para servidores que atuam na Defesa Civil dos municípios e do Estado.
Secretário Ualame Machado presidiu a reunião do ConselhoAprimoramento - Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, que presidiu a reunião ordinária, a reunião foi mais um passo dado no aprimoramento do efetivo estadual. "Nós aprovados nove cursos no Conselho de Ensino que têm na sua composição os órgãos de segurança. Temos cursos para a Polícia Científica e Polícia Militar, além de dois cursos em especial oferecidos pela Segup, por meio do Iesp, em que vamos capacitar nossos agentes em nível de especialização, ampliando o nosso leque de atendimento”, informou.
Além das duas especializações, foram aprovados o curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar; curso de Perícia de Explosões e Análise de Explosivos: procedimentos e técnicas; Curso de Análise de Manchas de Sangue: interpretações para local de crime; Curso de Cromatografia; Curso para utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA); Curso de Perícia de Acidente de Tráfego com Vítima Fatal e o Curso de Ferramentas e Softwares, utilizados na confecção dos laudos periciais.
Texto: André Macedo - Ascom/Segup