Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMANDO E CONTROLE

Governador do Pará defende financiamento privado para ampliar fiscalização na Amazônia

Em evento promovido pela ONU, Helder Barbalho lamentou o descaso com a região na última gestão federal, e ressaltou que o Estado brasileiro carece de estrutura de fiscalização

Por Leonardo Nunes (SECOM)
07/03/2023 19h31

Governador Helder Barbalho ressaltou no evento as ações que o Governo do Pará já vem realizando para proteger a regiãoPresidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho participou no início da noite desta terça-feira (07) da cerimônia de encerramento do Fórum Ambição 2030. No evento, o governador lamentou a postura da última gestão do Governo Federal, que enfraqueceu as operações de fiscalização na Amazônia. Helder Barbalho pleiteou investimento privado para impulsionar operações de comando e controle na região.

“O Estado Brasileiro carece de estrutura de fiscalização, principalmente contratação de pessoal. Por isso, no Pará decretamos emergência para podermos contratar pessoas qualificadas para trabalharem em campo. Estamos fazendo com recursos do Estado, incluindo helicópteros, drones e sistemas tecnológicos”, informou o governador paraense.

“Isso tudo, por um lado, é iniciativa institucional governamental. Mas isto também pode ser uma estratégia de financiamento pela iniciativa privada, que possa agregar apoio para que possamos, com institucionalidade forte, garantir a presença do Estado, combater as ilegalidades e construir um ambiente de transformação e transição do uso do solo”, completou Helder Barbalho.

Debate internacional - O Fórum Ambição 2023 foi promovido pela AYA Earth Partners em parceria com o Instituto Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. O evento foi realizado no Hotel Rosewood, em São Paulo (SP). Estavam presentes lideranças empresariais internacionais, executivos, formadores de opinião locais e globais, gestores do setor privado e do Terceiro Setor, além de formuladores de políticas e veículos de mídia, para debater o desenvolvimento sustentável e os objetivos da Agenda 2030 da ONU.

O Fórum defende ações relativas aos temas de meio ambiente, descarbonização da economia, mercado de carbono, agricultura sustentável, justiça climática, direitos humanos, igualdade racial, água e oceanos, Amazônia, combate à corrupção, entre outros.