Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Centro Integrado de Reabilitação é modelo para Secretaria de Saúde do Tocantins

A excelência da estrutura montada pelo Governo do Pará para atender pessoas com deficiência foi destaca pela comitiva que veio ao Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
07/03/2023 19h54

A comitiva conheceu todas as dependências do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação Uma comitiva da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Tocantins visitou nesta terça-feira (07) o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, para conhecer de perto o serviço em saúde oferecido a pessoas com deficiência, que deverá servir de modelo para implantação da assistência às PcDs naquele Estado. 

O CIIR é referência no Norte do Brasil por conduzir a reabilitação em quatro especialidades - visual, física, auditiva e intelectual. O titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Tocantins, Afonso Piva, definiu o encontro como positivo para seu Estado. “Para mim, o Estado paraense foi sempre mencionado como referência na questão de reabilitação englobando as quatro especificidades, principalmente o espectro do autismo. Ficamos encantados com a estrutura que o Governo local tem disponibilizado à população. É um serviço em saúde realizado com excelência pela equipe do CIIR”, acrescentou Afonso Piva, ao complementar que a experiência da visita será “levada ao Estado do Tocantins para potencializar, ainda mais, o atendimento à população tocantinense”.

O Centro de Reabilitação possui atendimentos específicos em psicomotricidade, interação social e terapia intensiva, que em médio e longo prazo são considerados estratégia de socialização para os usuários que recebem acompanhamentos semanais de equipes multiprofissionais.As terapias recuperam as habilidades motoras e cognitivas de pessoas com deficiência

Para José Batista Neto, diretor Operacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Organização Social que gerencia o CIIR, a disseminação do conhecimento sempre suplanta qualquer implementação de serviço. “Eu enxergo o CIIR como parte de uma política sólida em atenção à pessoa com deficiência. É isso que acaba atraindo a atenção extramuros, o interesse em verificar, conhecer e aprender com as metodologias e dinâmicas já implantadas com sucesso no Pará”, ressaltou.

A dona de casa Maria Ferreira, 39 anos, confirma a excelência do serviço disponibilizado para o seu filho, Pedro Conceição, 20 anos, que usufrui de suportes terapêuticos que desenvolveram sua capacidade cognitiva. “O Pedro conseguiu uma autonomia que antes não tinha. Hoje, por exemplo, já pronuncia as palavras, se levanta, segura objetos, e claro, tudo no seu limite dentro da paralisia cerebral. Eu estou feliz no que o acompanhamento está proporcionando ao meu filho. Ele progrediu bastante. O serviço ofertado pelo CIIR é de excelência, e recomendo”, garantiu a moradora do município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense.  

Espaços de suporte - Os gestores públicos conheceram todo o ambiente do Centro e seus suportes terapêuticos, que englobam a Casa Funcional administrada pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), às margens da Baía do Guajará, que oferece canoagem adaptada.

Além do secretário Afonso Piva, a comitiva do Tocantins foi composta por Rosa Helena Ambrósio, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; Thais Farias, diretora de Assistência Especializada em Reabilitação; Ananda Omi Oliveira, assessora Técnica, e Aldenes Lima, diretora de Comunicação.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto: Pallmer Barros - Ascom/CIIR