Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Pará defende modelo de bioeconomia e apresenta iniciativas exitosas em evento da ONU e AYA Earth Partners

O governador paraense foi convidado para palestrar sobre bioeconomia e aproveitou a presença de CEOs, autoridades e altos executivos para apresentar produtos já produzidos no modelo de bioeconomia

Por Leonardo Nunes (SECOM)
07/03/2023 18h03

O governador Helder Barbalho voltou a defender a bioeconomia como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico inclusivo no Pará e região amazônica. Desta vez, além da palestra, o governador paraense apresentou produtos e iniciativas já consolidadas. 

A apresentação aconteceu na tarde desta terça-feira (07), durante painel temático do Fórum Ambição, promovido pela Instituto Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil (“Rede Brasil”) em parceria com a AYA Earth Partners. O evento acontece no Hotel Rosewood, em São Paulo. 

Helder Barbalho explicou que o Pará lidera iniciativas, reunidas em um arcabouço legal, que preveem ações de curto, médio e longo prazo para a transformação do uso do solo, que passará a ser mais eficiente e priorizará a sustentabilidade ambiental. As ações ocorrem por meio do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que envolve medidas de comando e controle, desenvolvimento sustentável de baixas emissões, regularização ambiental e financiamento climático. 

Leia também: Em evento da ONU, Governo do Pará reafirma compromisso com Meio Ambiente

Na oportunidade, o governador detalhou e entregou um exemplar do Plano Estadual de Bioeconomia ao público presente no evento. 

Lançado no último mês de novembro, na Conferência do Clima da Nações Unidas (COP 27), o Plano contempla o Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará. “Temos certeza que se associarmos os conhecimentos de nossas ancestralidade com tecnologia, o céu será o limite e a Amazônia, certamente, terá um grande pilar de sustentação para a agenda climática, que é uma atual urgência do planeta. Acima de tudo, a Amazônia pode ser a chave de sucesso para a economia do nosso país”, avaliou Helder Barbalho.  

O governador paraense reforçou ainda que a bioeconomia vem para somar e potencializar as vocações já existentes no Pará. “É importante construirmos, a partir da Bioeconomia, um novo conceito econômico com a floresta viva e investimentos em ciência, tecnologia e inovação, somados aos saberes da floresta, atraindo oportunidades”, pontuou. 

O Fórum reúne lideranças empresariais internacionais, executivos, formadores de opinião locais e globais, gestores do setor privado e do terceiro setor, além de formuladores de políticas e veículos de mídia para debater o desenvolvimento sustentável e os objetivos da Agenda 2030 da ONU.

O professor, pesquisador e especialista em mudanças climáticas, Carlos Nobre, concordou com a perspectiva do governador paraense e lamentou que o cenário nacional incentivou a exploração do bioma amazônico de forma ostensiva.

“Temos que parabenizar o trabalho realizado pelo governador Helder, no Pará, porque nos últimos quatro anos, tivemos a retomada do incentivo ao desmatamento na Amazônia. Como o governador falou, o BioParque é exatamente como nós vamos criar a solução. É um local onde vamos ter o setor privado e as startups sendo geradas e onde vamos testar todos potenciais dos produtos da floresta. A Amazônia tem a maior diversidade de ecosistemas e 13% da biodiversidade do mundo. Um potencial imensurável”, ponderou o professor. 

O Ambição 2023 reúne lideranças empresariais internacionais, executivos, formadores de opinião locais e globais, gestores do setor privado e do terceiro setor, além de formuladores de políticas e veículos de mídia para debater o desenvolvimento sustentável e os objetivos da Agenda 2030 da ONU.

O Fórum defende ações relatas aos temas de meio ambiente, descarbonização da economia, mercado de carbono, agricultura sustentável, justiça climática, direitos humanos, igualdade racial, água e oceanos, Amazônia, anticorrupção, entre outros.

Pacto Global da ONU no Brasil e da AYA Earth Partners

Quinhentos CEOs, autoridades e altos executivos estarão juntos para propor ações relatas aos temas de meio ambiente, descarbonização da economia, mercado de carbono, agricultura sustentável, justiça climática, direitos humanos, igualdade racial, água e oceanos, Amazônia, anticorrupção, entre outros.

Agenda 2030

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que, até 2030, se tenha um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis. O compromisso assumido pelos países com a agenda envolve a adoção de medidas ousadas, abrangentes e essenciais para promover o Estado de Direito, os direitos humanos e a responsividade das instituições políticas.

A AYA Earth Partners 

É um hub global com foco em ações e soluções que acelerem a transição net zero, impulsionem a economia nature-positive e fomentem a justiça climática. Constitui-se em uma coalizão do Sul Global e se propõe a gerar valor para os negócios e a mobilizar os capitais financeiros e humanos necessários, para transformar o Brasil na primeira grande nação net-positive até 2030.