Detran investe em reformas e tecnologia para beneficiar usuários e servidores
Com o objetivo de dar celeridade e tornar o atendimento ao púlico mais eficiente, além de oferecer melhores condições de trabalho aos seus servidores, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem investindo em um amplo programa de modernização do órgão. Alguns dos resultados já podem ser conferidos pelos usuários, como é o caso das facilidades de parcelamento de débitos de veículos e da inauguração de novos postos, ampliando os serviços disponibilizados na capital e no interior do Estado.
Dentre os projetos de modernização estão o Trânsito Seguro, que prevê mais segurança na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação - ao fortalecer o controle de dados e biometria, controle de placas e lacres e comunicação de venda eletrônica; o Sistema Integrado de Atendimento (SIA), que conta com atendimento ao público via call center, totens de autoatendimento, atendimento pessoal e itinerante; a implantação de novos postos do Detran nas Estações Cidadania, visando a descentralização dos serviços e a acessibilidade; a Telemetria, que irá tornar o processo de habilitação mais seguro a partir do monitoramento, coibindo fraudes; o Sistema Integrado de Fiscalização, que irá utilizar tecnologia para obter informação em tempo real, em conjunto com o Sistema de Segurança Pública; e as ações da Escola Pública de Trânsito, ao ampliar cursos de formação profissional e ações educativas para prevenção de acidentes em todo o Pará.
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Além dos investimentos em tecnologia, o Detran tem investido intensamente na melhoria física e estrutural do órgão, prova disto é a reforma realizada na área de exames práticos e teóricos do Detran Sede; a reforma da agência localizada na Antônio Barreto; o resgate da Escola Pública de Trânsito, após 17 anos desativada; a inauguração do novo parque de retenção em espaço próprio; as reformas nas Ciretrans de Marabá, Tucuruí, Oriximiná, Óbidos, Santarém, Bragança, Salinópolis e Rondon do Pará. O Departamento vem desenvolvendo também a fiscalização da autarquia, com a aquisição de motocicletas, rádios, uniformes e equipamentos de sinalização viária.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Andrea Hass, o projeto de modernização visa um serviço público mais humanizado, acessível e ágil. “Com todos esses investimentos nós pretendemos quebrar esse estigma que o Detran carrega, de um atendimento burocrático e demorado, e realmente criar condições para um atendimento mais cidadão e satisfatório aos usuários e servidores”, explicou.
Para o mototaxista Silvio Bezerra da Silva, os novos serviços e formas de atendimento facilitam a vida da população. “Aqui na capital, principalmente, existe uma demanda muito grande para atendimentos do Detran, então considero que toda a forma de melhorar e ampliar o atendimento é válida. O atendimento online é muito bom e evita de ter que ir até uma agência para resolver algo que pode ser feito de casa. Os novos postos de serviço facilitam para as pessoas que agora podem procurar atendimento onde for mais perto. Isso acabou diminuindo as grandes filas que pegavamos aqui no Detran da Augusto Montenegro. Fico muito satisfeito de poder agilizar meu serviço”, avaliou o condutor.