Mês das Mulheres: Preamar da Criatividade movimenta complexo Feliz Lusitânia
Edição especial em homenagem às mulheres reuniu serviços de saúde, orientação jurídica, além de agenda cultural e feira criativa
No último domingo (05), uma programação especial em homenagem às mulheres movimentou o complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, em Belém. O Preamar da Criatividade, edição especial em homenagem às mulheres, reuniu serviços de saúde, orientação jurídica, além de agenda cultural e feira criativa. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que nesta edição contou com a parceria da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC), da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).
A professora Joana Trindade, 56 anos, aproveitou a gratuidade nos museus para levar os netos, Artur e Sofia, 11 anos, para passear. Na saída dos museus, as crianças puderam acompanhar uma contação de histórias com Heliana Barriga.
”Os museus por si só já são interessantes, mas a gratuidade é um incentivo a mais para usufruirmos desse espaço que é de todos. E quando a gente ainda encontra uma programação cultural gratuita e que contempla toda a família é melhor ainda. A gente se sente valorizada como cidadã”, destacou a professora.
O eletricista Paulo Gouvêa, 39 anos, e a esposa, Cíntia Rocha, 37 anos, aproveitaram o dia de passeio para aferir a pressão e fazer testes de doenças como Hepatite e Covid. "Era pra ser só um passeio, mas já que esse tipo de serviço está disponível bem na nossa frente, vimos aproveitar. Estão de parabéns pela ideia”, contaram.
A moradora da Cidade Velha, Vera Lúcia Silva, 61 anos, disse que foi atraída pela movimentação no local. “Eu vim conferir de perto a ação e fiquei muito feliz de perceber que era algo voltado pra nós, mulheres, e que são serviços importantes, informações sobre os nossos direitos. Essa é a melhor forma de seremos lembradas no nosso mês. Queremos sentir essa atenção e cuidado por parte do Estado”, destacou.
Empreendedorismo feminino - Ao todo, 14 empreendedoras locais participaram da feira de economia criativa com a comercialização de itens de vestuário, acessórios, cosméticos, calçados, artigos decorativos e gastronômicos. De acordo com a organização da ação, foram movimentados cerca de R$14.500.
Lica Meireles era uma das expositoras e revela que se descobriu empreendedora durante a pandemia. Ela produz calçados femininos sustentáveis com o solado pneu reciclado e outros materiais.
“Esse é um trabalho que não sabia que eu sabia fazer. Era comerciária, em Tucuruí, e de repente me vi aqui em Belém, sem emprego, sem nada e a necessidade de procurar alguma coisa, me fez me descobrir uma nova mulher, e posso dizer que eu sou artesã e às vezes eu nem acredito que foi faço isso, mas é muito gostoso trabalhar com moda e reciclagem”, conta.
Ao longo do mês, a Secult participará de outras ações do governo em parceria com outras Secretarias em homenagem ao Mês da Mulher e encerra suas programações no dia 26, com Preamar da Criatividade, no Porto Futuro.