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Regional do Marajó mantém reconhecimento nacional ONA pela sua excelência de gestão, pela terceira vez consecutiva

Por Vera Rojas (HEMOPA)
04/03/2023 11h13

O cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população garantiu, à gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sudoeste marajoara, a manutenção do certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela terceira vez consecutiva.

Referência em média e alta complexidade para uma população estimada em 300 mil habitantes, regulados através do 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), o HRPM, órgão do Governo do Pará, mantém a Acreditação Nível 1 pela qualidade dos serviços de saúde, que analisa os critérios de segurança do paciente em todos os níveis da instituição de saúde e pela estrutura hospitalar

A manutenção do reconhecimento nacional da ONA 1, atesta que a instituição é considerada ‘Acreditada’, ao  cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos, o que gera mais segurança na assistência aos usuários atendidos. A certificação é resultado da auditoria pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

A dona de casa, Adilsa Firmino de Souza, de 50 anos, moradora do bairro Nova Breves II, que está internada no HRPM um pouco mais de um mês, é uma das usuários vinculada ao 8º CRS,  ratifica a assistência de qualidade oferecida pela equipe do Regional do Marajó.  “Agradeço, primeiramente, a Deus e depois ao Hospital Regional que me acolheu nesse momento delicado na minha saúde. A equipe é excelente, estão sempre nos dando força e ajudando em todos os aspectos. É um conjunto de profissionais que não deixam a gente sozinha, são dedicados ao serviços prestados com oferta de medicação na hora certa, nos dão bastante atenção. Aqui, me sinto segura e confiante. Só gratidão”.

Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o resultado mostra que a gestão vem desenvolvendo um trabalho eficiente, com uma equipe de profissionais comprometida como médicos, enfermeiros e demais profissionais da instituição. “Uma instituição de saúde deve sempre trabalhar para levar um atendimento de referência, de qualidade e humanizado aos usuários”.

Para atingir esse nível de qualidade na gestão, o HRPM contou com o compromisso dos cerca de 500 colaboradores (diretos e indiretos) que incorporaram o processo de adequação da gestão que agora se prepara para o nível 2. Segundo a diretora do HRPM, Edna Batista, a manutenção dessa conquista só é possível através do comprometimento e dedicação de toda equipe RPM. “Manter o nosso hospital certificado significa que estamos priorizando a segurança e qualidade no atendimento aos nossos usuários, buscando estruturar processos e seguir protocolos de assistência à saúde. Todos estes processos asseguram a qualidade em nossos procedimentos clínicos e cirúrgicos. Agradeço a cada colaborador”, ressaltou a gestora ao estender o agradecimento ao apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.