Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA MÚSICA CLÁSSICA

Obras de músicos renomados compõem o acervo da Imprensa Oficial do Estado

O maestro Waldemar Henrique e compositores, como Sebastião Tapajós, Nego Nelson e Salomão Habib, têm as obras e histórias no acervo da Ioepa

Por Governo do Pará (SECOM)
03/03/2023 14h25

No Dia Nacional da Música Clássica, comemorado neste domingo (5), a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) traz as indicações de leituras de publicações da Editora Pública Dalcídio Jurandir, livros que valorizam a produção de música erudita no Pará.

De acordo com a Ioepa, a data que celebra a música clássica nacional surgiu em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, nascido no dia 5 de março. A data foi estabelecida e celebrada anualmente como forma de reconhecimento da produção musical brasileira.

A Editora Pública Dalcídio Jurandir sugere a leitura da série “Violão Paraense”, em parceria com a Secretária de Cultura do Estado (Secult), que apresenta três livros de renomados violonistas paraenses: Sebastião Tapajós, Nego Nelson e Salomão Habib. As obras retratam a história dos músicos e sua carreira, além de um compilado de partituras de composições autorais dos respectivos violonistas.

O livro “Canções de Waldemar Henrique” está na 2º edição revisada e ampliada impressa pela Ioepa. A 1º edição foi publicada em 1996. As duas edições visam difundir o trabalho do maestro, pianista e compositor paraense Waldemar Henrique. A obra discorre sobre as obras e os trabalhos do compositor e traz uma coleção de partituras de canções autorais.

O Instituto Estadual Carlos Gomes, onde passaram grandes músicos como Waldemar Henrique, foi fundado em 1895 e também está no acervo de publicações da Ioepa, com o livro “Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes 1895-1986”. Organizada por Líliam Barros e Ana Maria Adade, a obra é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e a Diretoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes. Narra a história da criação do instituto, as condições de criação e o funcionamento de um conservatório.

SERVIÇO

Os livros citados acima estão disponíveis para aquisição na loja da Ioepa, na Travessa do Chaco, nº 2271, no bairro do Marco, em Belém, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto de Viviane Tamyres