SEAP leva o 'Limpeza de Vias Públicas' à Avenida Duque de Caxias
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou mais uma etapa do Projeto “Limpeza de Vias Públicas”. Desta vez, o logradouro escolhido foi a Avenida Duque de Caxias, localizada no bairro do Marco, em Belém. O trecho atendido foi entre a Avenida Doutor Freitas e a Travessa Lomas Valentinas. A área de entorno da Vila Militar da Aeronáutica também recebeu atenção da equipe de trabalho que atuou na ação.
O projeto Limpeza de Vias Públicas faz parte do “Conquistando a Liberdade”, programa criado pela SEAP para promover a reinserção social das pessoas privadas de liberdades com trabalhos que utilizam a mão de obra prisional em favor da sociedade. As ações do “Conquistando” proporcionam a remição de pena e geram renda para os internos.
Na ação de hoje, foram 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel participantes do projeto que atuaram na limpeza, capinação, roçagem e recolhimento de entulhos e lixo do canteiro central e laterais da avenida. Além dos PPLs, policiais do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e Policiais Penais realizaram o monitoramento e segurança na área de atuação da equipe de trabalho.
O trabalho dos PPLs e a presença dos policiais na via chamaram a atenção de quem passava pelo local. Ao serem informados do que se tratava, todos demonstram satisfação ao verem a atuação dos custodiados e entendem que a atividade é importante para a ressocialização dos internos.
Uma dessas pessoas foi o vendedor Nildo Serra, de 48 anos, que aprovou a limpeza da Duque de Caxias e defende que ações similares deveriam ocorrer em outros pontos da cidade. ‘Eu acho maravilhoso. Eles estão cumprindo a pena deles, mas estão trabalhando. Eles estão contribuindo para a sociedade, fazendo algo de bom e talvez mude a vida deles também”, disse o vendedor.
O encanador Rogério Luiz Corrêa Moura, 40 anos, também aprovou o trabalho dos internos. “Está certo isso aí. É bom para a sociedade, cometeram seus crimes e agora estão se redimindo. Acho importante terem esse tipo de trabalho”, afirmou Rogério.
O interno D.S.L, de 29 anos, integra o projeto há 10 meses e considera o “Conquistando” uma oportunidade muito boa para se ressocializar, além de garantir uma remuneração. Segundo ele, a renda obtida com o trabalho permite a ele ajudar a família, mesmo estando privado de sua liberdade.
“Através do projeto temos a oportunidade de virmos para rua, se ressocializar, como deve ser, realizando um trabalho, mostrando também para a sociedade que existe uma ressocialização, que nós podemos mudar de vida. Esse projeto abre portas para a gente conseguir isso”, concluiu o PPL.
Belchior Machado, titular da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da SEAP, falou sobre essa nova etapa do projeto. ‘Seguimos com o cronograma de ações do Projeto Limpeza de Vias Públicas, realizando limpeza de ruas e espaços para que a sociedade possa usufruir da cidade da melhor forma possível, nas mais diversas perspectivas.”, concluiu o diretor.
Texto: Márcio Sousa/Ascom Seap