Ideflor-Bio mantém fechamento preventivo das trilhas ecológicas do Parque do Utinga
Medida visa garantir a segurança dos frequentadores durante o período do "inverno amazônico"
Com as fortes chuvas desta época do ano, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) decidiu realizar a interdição temporária e preventiva do acesso às trilhas ecológicas existentes na Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna”, em Belém.
A medida entrou em vigor no último dia 1º de fevereiro, e é necessária para garantir a segurança dos frequentadores, além de evitar possíveis acidentes durante as visitações. No entanto, as demais instalações do parque seguem em pleno funcionamento, como detalha o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.
“A pista principal, que é pavimentada, com 4 quilômetros de extensão, está liberada para caminhadas, passeios ciclísticos e corridas, além de possibilitar a contemplação de cenários lindos ao longo de todo o seu percurso. Com relação aos passeios ecológicos, apenas a ‘Trilha da Mariana’ segue aberta para visitação. Portanto, aproveito para reforçar o convite para que todos venham visitar e conviver com a belíssima natureza presente no Parque Estadual do Utinga”, ressaltou Nilson Pinto.
Prevenção - De acordo com a Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), setor responsável por monitorar o recinto, a equipe de manutenção do local trabalha de maneira contínua na retirada de galhos e troncos que, porventura, estejam obstruindo o acesso ao interior das referidas trilhas interditadas.
“O que nós estamos fechando temporariamente para o público são as trilhas ecológicas e, justamente, por conta do risco que as chuvas têm ocasionado, como a queda de galhos, o chão escorregadio, entre outros possíveis riscos de acidentes”, enfatiza o titular da GRB, Ellivelton Carvalho.
Restrições - No momento, as trilhas que se encontram temporariamente interditadas são: Yuna, Água Preta, Patauá, Castanheira, Macaco, Capivara, Acapú, Bolonha, Amapá e Paxiúba. Apenas a Trilha da Mariana, com extensão de 807 metros e tempo estimado de 20 minutos, segue com seu acesso liberado.
O passeio é destinado para pessoas a partir dos 12 anos e possui, em seu percurso, diversos obstáculos naturais e um lago de água cristalina. O Ideflor-Bio ressalta, ainda, que as excursões pela trilha ecológica devem ser guiadas por condutores devidamente habilitados pelo Instituto.
Serviço: A UC Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna”, em Belém, funciona de quarta à segunda-feira, de 6 às 17h. Nas terças-feiras, o espaço fecha para serviços de manutenção.