Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO

Vice-governadora visita as obras do Hospital Público da Mulher, na capital

Hana Ghassan conferiu as obras da unidade pioneira no atendimento exclusivo à saúde feminina no Pará

Por Lilian Guedes (PC)
01/03/2023 11h01

Um marco para a saúde da população feminina, o Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré segue em dia com o cronograma de obras com mais de 70% dos serviços concluídos. A unidade hospitalar, na Região Metropolitana de Belém, é a primeira do Pará a oferecer assistência à saúde feminina de maneira exclusiva. Executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o novo hospital público oferecerá completo atendimento, com urgência e emergência e serviços de alta complexidade. 

Na manhã da última terça-feira (28), a vice-governadora Hana Ghassan visitou as instalações do hospital, acompanhada da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; do secretário-adjunto de obras, Arnaldo Dopazo;, do secretário de saúde, Rômulo Rodovalho; e da secretária da Mulher, Paula Gomes. 

“Desde o início do governo estamos implantando políticas públicas voltadas para a mulher no que diz respeito à questão da autonomia financeira, no combate e prevenção da violência e também na saúde feminina", afirmou a vice-governadora.

Especialidades e cuidados avançados - Hana Ghassan acrescentou que "O hospital é importante porque vai ser um equipamento público destinado a cuidar da saúde das mulheres. Nós sabemos que, no Estado do Pará, temos alto índice de incidência de câncer de colo de útero, então, será um local onde haverá o diagnóstico e também o direcionamento do cuidado com a mulher. Estamos muito felizes em ver que essa obra está avançando e uma grande expectativa para que o mais rápido possível possa ser entregue para cuidar da saúde feminina do nosso estado”, disse a vice-governadora. 

A unidade será referência em cuidados especializados em ginecologia (geral, climatério, infanto puberal e colposcopia), mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, abrangendo urgência e emergência. Ao mesmo tempo, a unidade também prestará assistência às vítimas de violência sexual e doméstica, agilizando o acesso qualificado à Rede de Atenção à Mulher. 

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, reforçou a importância da política estadual voltada para as mulheres. “Olhar para a mulher, acolher e ter um hospital inteiramente voltado para fazer o diagnóstico, mas também todo o acompanhamento e tratamento das nossas mulheres paraenses, que sabemos tanto precisam". 

Acolhimento e atenção qualificados - Daniela Barbalho ressaltou a relevância do serviço público pioneiro à saúde feminina no Pará. "Fico feliz de ver a obra com mais de 70% executada e, se Deus quiser, ainda no ano de 2023, vai ser entregue para que nossas mulheres possam ter um atendimento de qualidade, como é o nosso governo, voltado para as mulheres, preocupado com o acolhimento e atenção”, ressaltou a primeira-dama Daniela Barbalho. 

O hospital fica localizado na avenida Gentil Bittencourt. As obras foram iniciadas em junho do ano passado e seguem conforme o cronograma da Sedop, com previsão de entrega para o ano de 2023.  Um investimento de mais de R$110 milhões.

De acordo com o Governo do Pará, a implantação ampliará o atendimento às demandas, com a oferta de consultas e exames essenciais para a prevenção de doenças, como enfatiza o secretário adjunto de obras da Sedop, Arnaldo Dopazo:

“A obra se encontra em ritmo avançado dentro do cronograma, com mais de 70% executado. Hoje, a estrutura predial está concluída nos 12 pavimentos, e estamos na fase  de instalações gerais do hospital. Em breve, o público feminino do Pará ganhará um hospital de referência. Esta unidade oferecerá serviços clínicos, de urgência e emergência, além de assistência social para o atendimento da mulher”, disse o secretário.

Estrutura - O prédio terá 12 pavimentos – sendo um subsolo – distribuídos em uma área superior a 17 mil metros quadrados. Serão 100 leitos e 20 leitos de UTI. O hospital terá serviços de nutrição de urgência, emergência e de diagnóstico. Além de laboratório, centro cirúrgico e ambulatório de especialidades clínicas. A unidade terá também aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma.